Última edição das Quartas Demográficas em 2022 será comemorativa em alusão à obtenção do conceito 5 na avaliação quadrienal
Na próxima segunda-feira, 12, o ciclo de seminários do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN, Quartas Demográficas, será comemorativo em alusão à conquista do conceito 5 na avaliação quadrienal da Capes, divulgado esse ano. Segundo a coordenadora do PPGDem, profa Luciana Lima, “a obtenção da nota 5 na Capes foi um esforço de discentes, docentes, funcionários e colaboradores da comunidade acadêmica e fora dela”. O PPGDem iniciou suas atividades em 2011 com a primeira turma de mestrado e ao longo desses pouco mais de 10 anos conseguiu avançar substancialmente em seus objetivos e metas.
A cada quatro anos, a Capes avalia todos os programas de pós-graduação stricto sensu no país e a partir dele classifica os programas em notas que variam entre 1 e 5. As notas 6 e 7 são reservadas apenas aos programas que conseguem obter conceito 5 e ainda tenham se destacado em alguns aspectos adicionais, entre eles, a inserção internacional. Sendo assim, o conceito 5 atesta que o programa obteve desempenho de excelência e conseguiu cumprir com as exigências máximas dos quesitos da ficha de avaliação propostas pela sua área na Capes.
Com isso, a última edição das Quartas Demográficas no ano de 2022 será especial. Um momento para refletir sobre a trajetória, agradecer ao apoio de todos que contribuíram com essa histórica marca, planejar o futuro e os desafios que ainda percorreremos. Excepcionalmente, o evento ocorrerá numa segunda-feira, dia 12 de dezembro, às 14h30 no Anfiteatro “B” do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET/UFRN). Após a mesa de abertura, com os agradecimentos especiais, o professor Ricardo Ojima apresentará a palestra “DEMOGRAFIA UFRN: a trajetória, os desafios e as perspectivas até o 5 na avaliação quadrienal”. Será um momento de reflexão e de comemoração coletiva, “nada mais justo como celebrar essa conquista com os atores que fizeram parte ativa desse processo”, reitera a profa Luciana.

Inscrições antecipadas aqui: bit.ly/4aDem60
Recomendamos o uso de máscara