Tese do PPGDem discute efeitos do Bolsa Família sobre a defasagem escolar em mães adolescentes

Segunda tese de doutorado defendida pelo PPGDem ocorrerá segunda-feira, 19 de dezembro

Ocorre na próxima segunda-feira, 19, a defesa de tese do discente Herick Cidarta Gomes de Oliveira junto ao Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN. A pesquisa, orientada pela profa Luana Myrrha (PPGDem/UFRN) e coorientada por Dandara Ramos (UFBA), desenvolve uma análise dos dados longitudinais da Coorte de 100 milhões de Brasileiros (C100), resultado do convênio entre o PPGDem e o Cidacs (Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde, Fiocruz-BA), para investigar se há um efeito do Programa Bolsa Família sobre a defasagem escolar percebida no momento da maternidade de mães adolescentes (até 19 anos). A análise priorizou a região Nordeste, com particular atenção ao Semiárido Setentrional devido às suas características de maior vulnerabilidade social.

Dentre os resultados constatou-se que mães adolescentes que faziam parte de famílias beneficiárias do Bolsa Família tinham menores chances de apresentar defasagem escolar quando comparadas às mães adolescentes em famílias não beneficiárias e com as mesmas características socioeconômicas. Identificou-se, portanto, um efeito protetor da política de transferência de renda sobre a condição de escolaridade diante da gravidez na adolescência. Proteção essa que foi ainda maior entre as adolescentes que viviam no Semiárido Setentrional quando comparado à região Nordeste e ao contexto brasileiro.

O PPGDem iniciou sua primeira turma de doutorado em 2019 e essa é a segunda tese defendida antes do prazo de 48 meses. Herick é professor efetivo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e graduou-se na UFRN no curso de Ciências Atuariais, tendo concluído o seu mestrado em 2016, também no PPGDem. A banca de defesa será transmitida online a partir das 10h00 no link: http://youtu.be/NZzbvd0VNk0.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s