Estrutura

O profissional formado pelo PPGDem estará capacitado técnica e cientificamente a desenvolver estudos, pesquisas e análises relacionadas às questões demográficas, em especial, mas não exclusivamente, sobre a região Nordeste. Na sua formação, contará com aspectos que favoreçam a visão integrada e a habilidade para trabalhar em equipes multidisciplinares. Estará apto a desenvolver abordagens teóricas, métodos e práticas para a produção, análise, interpretação e disseminação de pesquisas que ampliem o conhecimento da realidade social e populacional, com forte formação técnica e quantitativa.

São poucos os centros de excelência no ensino de demografia no Brasil. Há apenas quatro programas de formação na área no país e o PPGDem é o único localizado fora da região Sudeste.

O PPGDem está estruturado em duas linhas de pesquisa: I) Dinâmica demográfica e II) Abordagens Metodológicas em Demografia. Para conhecer com mais detalhes os projetos relacionados a essas linhas de pesquisas, visite o link Projetos.

Para obter o título de mestre em Demografia, o candidato deverá concluir um total de 20 créditos em disciplinas obrigatórias e quatro créditos em disciplinas optativas, além de apresentar e defender uma dissertação no prazo máximo de 30 meses.