LabIS

LabIS – Laboratório de Indicadores Sociodemográficos

 

Pesquisadores

José Vilton Costa (josevilton@gmail.com)

Luciana Conceição de Lima (limamarx@gmail.com) – coordenadora

Ricardo Ojima (ricardo.ojima@gmail.com)

Descrição

O bom uso de informações para a gestão pública é fundamental para que sejam obtidos resultados mais eficientes para as mais diversas áreas. Todavia, em parte devido à ausência de capacitação técnica disponível ao gestor para lidar com fontes de dados secundários, tem sido baixa a utilização dessas informações para o planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas. Com base nessa lacuna, o LabIS objetiva capacitar gestores regionais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte na obtenção e no uso de informações socioeconômicas e demográficas provenientes de fontes de dados oficiais. A proposta é realizar capacitações regulares com articulação com a gestão pública municipal, estadual e federal privilegiando o recorte territorial nordestino. A partir de um survey virtual para identificar o perfil e a demanda de capacitação dos gestores indicados por suas respectivas secretarias, a elaboração de material didático para capacitação técnica, e um survey virtual para avaliação do projeto e demandas futuras de capacitação pelos participantes. Espera-se que ao dominar técnicas de identificação, elaboração e interpretação de indicadores sociais, o gestor possa tornar o seu trabalho mais eficiente, beneficiando assim, a população alvo das políticas sociais.

O LabIS está aberto em fluxo contínuo a demandas que seja feitas por municípios, órgãos públicos e gestores para realização de oficinas de capacitação em Indicadores Sociodemográficos. Os interessados devem entrar em contato com a coordenação do LabIS para avaliar a proposta e planejamento.

Atividades realizadas

  • “Capacitação de lideranças e gestores municipais do Estado do Rio Grande do Norte no uso de informações sociodemográficas”, Dezembro de 2016. (UFRN/PROGRAD/PROPESQ/PROEX/PPG).
  • ​”Capacitação de lideranças e gestores municipais do Estado do Rio Grande do Norte no uso de informações sociodemográficas”, Dezembro de 2015. (UFRN/PROGRAD/PROPESQ/PROEX/PPG).