Quartas Demográficas discute a análise de causas múltiplas de mortalidade no contexto da Covid-19

Nesta quarta-feira, 30/11, o ciclo de seminários do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN receberá a pesquisadora e professora da Universidade de Brasília (UnB), Ana Maria Nogales Vasconcelos. A sua palestra, intitulada “Mortalidade por Covid-19 no Brasil: uma análise de causas múltiplas”, discutirá a importância da análise das causas básicas de morte nos registros das estatísticas vitais. Desde o século 19, convencionou-se destacar a análise apenas para a causa básica da morte; ou seja, aquela que desencadeia ou dá início ao processo que leva a pessoa ao óbito. Entretanto, com o processo de envelhecimento populacional, há um acúmulo de doenças crônicas que afetam cada vez mais pessoas ao longo da vida. Os avanços na saúde e maior longevidade fazem, portanto, que as pessoas vivam mais, mas controlando e monitorando doenças que antes matavam com maior intensidade, como por exemplo a diabetes e a hipertensão.

Com a pandemia da Covid-19, muito se discutiu sobre as comorbidades enquanto fatores de maior risco de agravamento da doença. O plano de vacinação priorizou pessoas com comorbidades específicas para dar início às aplicações. Enfim, a pandemia reforçou a necessidade de uma maior compreensão dos processos que levam um indivíduo ao óbito, para além de apenas uma determinada causa básica. Afinal, sem entender essas causas múltiplas não é possível um devido enfrentamento das demandas de saúde da população. Ana Maria Nogales Vasconcelos é estatística com mestrado e doutorado em demografia, docente do Departamento de Estatística e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (ambos da UnB).

A edição 59 das Quartas Demográficas ocorrerá amanhã (30/11) a partir das 14h30, no Anfiteatro B do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET/UFRN). O evento é aberto ao público e gratuito. As inscrições antecipadas pode ser feitas pelo link (bit.ly/4aDem59) e haverá emissão de certificados aos participantes. Recomenda-se o uso de máscaras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s