Projeto do PPGDem com Seplan/RN apresenta dois trabalhos no 15º Congresso de Gestão Pública do RN

O projeto coordenado pela profa Luciana Lima, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da UFRN, tem dois trabalhos aprovados no 15º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp-RN). O evento ocorre entre os dias 15 e 18 de março de 2022 e é um espaço para que gestores e servidores públicos das diversas esferas e poderes, entre outros, possam divulgar trabalhos relacionados à experiências exitosas e inovadoras na administração pública. Os dois trabalhos são resultados de uma cooperação científica da UFRN, via Departamento de Demografia e Ciências Atuariais, com a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) do Governo do RN e tem como objetivos orientar as secretarias de governo no processo de montagem e monitoramento de indicadores sociodemográficos; e fornecer à SEPLAN uma estimação de demandas sociais futuras na área da educação.

O trabalho “Indicadores sociodemográficos e gestão pública: um relato da cooperação científica da Demografia (UFRN) com a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLA/RN)” será apresentado às 15h do dia 17/03, no grupo temático “Gestão de Projetos” e descreve a experiência exitosa da parceria e os resultados globais da interação científica. A “Cooperação Científica com a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) do Governo do RN” realizou desde capacitações de servidores estaduais no uso de informações sociodemográficas para instrumentar o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 até a elaboração de banco de dados de indicadores em série histórica e de diagnósticos socioeconômicos por eixos temáticos.

O segundo trabalho estimou o número de matrículas no Ensino Fundamental e médio, da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte (RN), de 2020 a 2024 para, dessa forma, identificar as tendências populacionais de médio e de longo prazo e contribuir para um efetivo planejamento de políticas públicas e definição de prioridades governamentais. Assim, em decorrência do processo de transição demográfica, destaca-se a redução de 33% das matrículas no Ensino Fundamental I, redução de 29,6% no Ensino Fundamental II, e redução de 5% no Ensino Médio nesse período. O trabalho será apresentado no dia 17/03, às 17h30 no grupo temático “POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no link: https://www.even3.com.br/15congesprn/

Projeto coordenador pela profa Luciana Lima apresenta dois trabalhos no 15o Congesp-RN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s