Projeto do PPGDem é aprovado no resultado complementar do Edital Universal 2021

O Edital Universal do CNPq é uma das chamadas mais tradicionais de fomento à pesquisa no país e contempla projetos de pesquisa em todas as áreas de conhecimento. No início de fevereiro, o CNPq divulgou uma primeira lista de projetos aprovados, dentre os quais estava o projeto “A resiliência no Semiárido Setentrional: população, território e desenvolvimento no contexto pós-pandemia” proposto e sediado na Demografia da UFRN, aprovado na Faixa B – Grupos Consolidados. Ao todo, nesta primeira divulgação, foram aprovados 1.344 projetos.

Esta semana (11/03), com a liberação dos recursos do Fundo Nacional de  de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o CNPq divulgou a lista complementar de projetos aprovados no Edital Universal. Foram mais 1.350 projetos contemplados e, entre eles, mais um projeto coordenado e sediado no PPGDem. O projeto “Impactos diretos e indiretos da pandemia por COVID-19 sobre a mortalidade e expectativa de vida em populações subnacionais no Brasil e México” é coordenado pelo prof Marcos Roberto Gonzaga e também foi contemplado na Faixa B – Grupos Consolidados.

Chamada complementar do Edital Universal aprova mais um projeto do PPGDem

A proposta envolve pesquisadores da UFRN, UFMG, Unicamp, UFPB, UFBA e do Colégio de México. Segundo Marcos Gonzaga, o objetivo do projeto é desenvolver metodologias e estimativas espaço-temporais de mortalidade para os municípios brasileiros e mexicanos para entender os impactos da pandemia nas diferentes localidades destes países. Essa análise permitiria entre outras coisas, entender como a pandemia da Covid-19 afetou ou não as desigualdades regionais, socioeconômicas, demográficas e de infraestrutura dos serviços de saúde nos diferenciais de mortalidade em pequenas localidades desses países. A temática se soma aos projetos desenvolvidos na UFRN em colaboração com diversas instituições nacionais e internacionais, pelo menos desde 2011, na direção de desenvolver e analisar estimativas demográficas para pequenas áreas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s