A conversa do episódio #20 do Rasgaí é com o geógrafo e demógrafo, Ricardo Dagnino, docente do campus Litoral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele é o coordenador do Projeto SIG Litoral Norte que, desde 2018, vem desenvolvendo um importante trabalho de sistematizar informações populacionais, ambientais, sociais e econômicas, entre outras, em um sistema integrado que permita o acesso público destas informações. O recorte do projeto é para a região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Trata-se de uma iniciativa importante de integração de dados de características populacionais com outras informações, principalmente pelo fato dessas informações serem disponibilizadas de modo público e gratuito. A utilização dessas informações contribuiu para a gestão pública, uma vez que muitas vezes essas informações se encontram dispersas e sem um devido tratamento acabam sendo difíceis de serem incorporadas no planejamento. Destaca-se que, desde o início da pandemia da Covid-19 a equipe direcionou esforços para mapear e analisar a evolução socioespacial das informações epidemiológicas na região e no Rio Grande do Sul.
O acesso às informações públicas são fundamentais para o planejamento e desenho de políticas públicas mais eficazes. Sabemos que, muitas vezes, a grande dificuldade para planejamento e gestão municipal esbarra em limitações de recursos financeiros e de recursos humanos para desenvolver tais estudos. Assim, iniciativas como o Sig Litoral são de muita relevância e colocam em destaque o papel da Universidade Pública dentre tantas outras contribuições que são geradas por elas.