Professora Luciana Lima, docente do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da UFRN, comentou ontem (09.06) no Jornal Notícias da Manhã, da TV Ponta Negra (afiliada do SBT no RN), os níveis de distanciamento social no RN e nos municípios.
O distanciamento social com maior intensidade no RN durou pouco tempo e gradativamente veio perdendo adesão. Mais recentemente tem atingido índices que preocupam e que induzem a um crescimento do número de casos. Segundo Luciana Lima, medidas governamentais precisam ser avaliadas com atenção para evitar o colapso do sistema de saúde da região.
Medidas extremas como o lockdown poderiam ser avaliadas para controlar a situação, mas precisam ser fundamentadas em análises precisas e que levem em conta as condições socioeconômicas da população. As medidas mais extremas afetam com maior intensidade as condições de subsistência da população mais vulnerável e, sem levar em conta essas especificidades, as medidas podem agravar os problemas decorrentes da pandemia para além das condições de saúde.
Os trabalhos com resultados dos indicadores de distanciamento social foram publicados no contexto do Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica da Covid-19 (ONAS-Covid19) e integra os trabalhos desenvolvidos por equipe interdisciplinar de pesquisadores do projeto “@isola_ai: soluções interdisciplinares para a pandemia por COVID-19”.
Confira mais detalhes dos últimos resultados publicados pelo ONAS-Covid19 sobre o distanciamento social no RN. https://demografiaufrn.net/2020/05/29…
Confira essa e outras análises demográficas também no ONAS-Covid19 [Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica da Covid-19] https://demografiaufrn.net/onas-covid19