-
Leia mais →: Demografia e emergência climática: o papel de discentes e docentes da UFRNDocentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN participaram na semana passada, entre 1 a 4 de dezembro, do Encontro Intermediário dos Grupos de Trabalho da ABEP 2025. O evento “População e Desenvolvimento no Contexto da Emergência Climática” foi sediado no Rio de Janeiro e colocou a…
-
Leia mais →: 100 encontros com a Demografia: centésima edição das Quartas Demográficas encerrará o ano letivo de 2025As Quartas Demográficas (QD), ciclo de seminários do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da UFRN, consolidou-se como um dos eventos mais longevos e relevantes da universidade. Iniciado em 2015, as QD alcançarão a marca de 100 edições, promovendo um espaço contínuo para o debate e a reflexão sobre temas…
-
Leia mais →: Da prova à opinião pública: como o ENEM e a mídia colocaram o envelhecimento populacional na agenda nacionalJosé de Paiva Rebouças | jornalista e doutorando em demografia (UFRN) O Brasil tem experimentado uma transição demográfica notavelmente acelerada. Em contraste com países europeus, como a França, que dispuseram de mais de um século para adaptar suas estruturas sociais, estima-se que o Brasil poderá ver a proporção de sua…
-
Leia mais →: Argentina, um novo lar? O que os dados revelam sobre a integração de migrantesA 99ª edição das Quartas Demográficas apresenta a palestra “Processos de Incorporação de Migrantes Internacionais e de seus Filhos no Sul Global: Evidências da Experiência Argentina”, que será conduzida pelo professor visitante Pablo Gomez, no dia 19/11, às 14h30, no Anfiteatro B do CCET. Vindo da Universidade Nacional de Córdoba…
-
Leia mais →: O Brasil está preparado para envelhecer? Professor do PPGDem debate desafios da longevidadeO professor Marcos Gonzaga participou do programa Estúdio News, da Record News, no programa que foi ao ar no dia 01 de novembro para discutir o tema: Expectativa de Vida. Ele destacou que o expressivo aumento da longevidade nas últimas décadas está diretamente ligado à transição demográfica. A mudança no…
-
Leia mais →: Paradoxo migratório das metrópoles alagoanas: atração de curta distância, repulsão de longa distânciaO estado de Alagoas possui nove Regiões Metropolitanas (RMs) instituídas, refletindo um fenômeno recente de expansão desses arranjos no interior do Nordeste. Uma publicação recente, de autoria do discente Ricardo Monteiro de Carvalho e da docente Silvana Nunes de Queiroz, ambos do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN (PPGDem),…
-
Leia mais →: Além da Biologia: um olhar demográfico sobre as trajetórias da mortalidade por câncer de ovário nas regiões brasileirasEstudo de autoria de Amadeu Clementino Araújo Neto , egresso do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em coautoria com outros pesquisadores propôs analisar o efeito da idade, do período e de coorte (APC) na mortalidade por câncer de ovário, revelando…
-
Leia mais →: Homicídios de Mulheres no Brasil: O que os Dados Revelam sobre o Período da PandemiaA violência letal contra a mulher é um desafio persistente no Brasil. O artigo recém-publicado na BMC Public Health, fruto de uma dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da UFRN pela egressa Karen Raquel F. do Nascimento, analisou as taxas de homicídios femininos no país…
-
Leia mais →: A Cidade que Afunda: Estudo Analisa a Migração Forçada de 60 Mil Pessoas em MaceióUma nova e importante análise sobre a tragédia socioambiental de Maceió está prestes a ser lançada durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A obra “Mobilidade Invisível: Migração Forçada a Partir do Processo de Subsidência em Maceió-AL” é de autoria de José Anderson Farias da Silva Bomfim, doutorando…

