PPGDem apresenta projeto em parceria com Secretaria de Saúde de Mossoró

Entre os dias 15 e 16 de setembro, os docentes Marcos Gonzaga e Flávio Freire, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais e do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN participam de evento voltado aos técnicos e gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró para apresentar os resultados preliminares e as frentes de trabalho do projeto que conta com a parceria da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e a Prefeitura Municipal de Mossoró. Além dos docentes da UFRN, está em Mossoró a docente da Universidade de Brasília (UnB), Ana Maria Nogales Vasconcelos e técnicos das instituições envolvidas.

O projeto “Efeitos da pandemia pelo COVID-19 na população e nos profissionais de saúde do município de Mossoró no período de 2020 a 2022” visa apoiar tecnicamente a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Mossoró em conhecer a situação de saúde da população e dos profissionais de saúde e os efeitos da pandemia pelo COVID-19. Para isso a pesquisa envolve levantamento de dados e pesquisas em diversas dimensões, tais como: projeções e estimativas populacionais, análise da mobilidade populacional, aspectos de saúde e morbimortalidade, capacitação técnica em indicadores populacionais e em saúde e, ainda, um painel de monitoramento de informações.

Embora a apresentação geral esteja ocorrendo essa semana, Marcos Gonzaga, um dos coordenadores da pesquisa e do PPGDem, ressalta que as ações já estão em andamento desde agosto com os cursos de capacitação em indicadores sociodemográficos e na capacitação com os profissionais de saúde. O projeto envolve docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN e permite uma aproximação relevante das atividades de pesquisa e ensino com a sociedade em geral. “O projeto evidencia o impacto social relevante que a pesquisa na área de demografia e estudos populacionais tem no contexto local e regional e alimenta o aprendizado e produções científicas para os discentes e docentes”, comenta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s