Quartas Demográficas: 8 anos de discussões interdisciplinares na demografia

Desde 2015 o Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem), com apoio do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA), organizam o ciclo de seminários Quartas Demográficas. Como o nome sugere, o evento ocorre tradicionalmente às quartas-feiras no turno da tarde para discutir temas relacionados aos estudos de população e demografia. Como um campo científico com importante dimensão interdisciplinar, as QDs (como são popularmente conhecidas) tem a missão de trazer discussões que busquem aproximar as demais disciplinas ao campo da demografia.

A demografia é uma área de conhecimento ainda pouco conhecida, embora seja um tema popular em diversos contextos. Em geral, as pessoas tendem a reconhecer a demografia como um subcampo da geografia, economia ou estatística. Mas embora as discussões demográficas de fato integrem o arcabouço dessas áreas de conhecimento, há um campo de estudos próprio e que se debruça sobre os componentes da dinâmica demográfica e suas interfaces com as outras áreas. Uma das áreas que tem grande aproximação temática e guarda em sua gênese raízes comuns é a ciência atuarial. Então, não é por acaso que o DDCA seja o departamento predominantemente responsável pelos cursos de pós-graduação em Demografia e do curso de graduação em Ciências Atuariais da UFRN.

Durante o período de restrições às atividades presenciais na UFRN em decorrência da pandemia da Covid-19 as edições das QDs ocorreram de forma remota e teve que se reinventar. Mas com o acúmulo da experiência, hoje os eventos são híbridos (presenciais com transmissão online) sempre que possível. Ao longo desses 8 anos de existência das Quartas Demográficas, já estiveram à frente da organização três docentes diferentes e os temas debatidos foram desde políticas públicas a estimativas de dados populacionais (veja a lista completa aqui). Recebemos convidados/palestrantes nacionais e internacionais de instituições de pesquisa e ensino das mais diversas e com temáticas das mais abrangentes. Com isso, o evento tem contribuído para popularizar a área de demografia na UFRN e busca sensibilizar, principalmente os estudantes de graduação, sobre a possibilidade de se aproximarem dessa área tão instigante e interdisciplinar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s