Seleção para o mestrado em demografia em 2022: meu tema de pesquisa se encaixa?

O Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN está com edital aberto com 8 vagas para o mestrado para início em 2022. Mas será que meu tema de pesquisa se encaixa na área de demografia? Que temas de pesquisa podem ser desenvolvidos num mestrado em demografia?

A demografia é um campo de pesquisas com forte apelo de interdisciplinaridade. Um exemplo disso é o fato de que não existem cursos de demografia em nível de graduação em qualquer lugar do mundo. Para fazer uma pós-graduação em demografia, você pode ser formado em qualquer área de graduação. Aqui no PPGDem já tivemos alunos formados em história, geografia, estatística, enfermagem, economia, ciências sociais, medicina, ciências atuariais, entre outros. Assim como os alunos, os professores também possuem formação de graduação em diversas áreas diferentes. A nossa pós-graduação está vinculada ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) na UFRN, mas isso não significa que o curso seja de exatas. Em outras instituições brasileiras, a pós-graduação em demografia está vinculada à centros de economia ou ciências humanas, e nem por isso poderiam ser considerados cursos puramente de humanas.

Os temas de pesquisa em demografia são muito amplos e diversos. Tratam de temas que vão desde mercado de trabalho, desigualdades sociais e políticas públicas até estimativas e projeções populacionais, correção de dados e taxas demográficas, entre outros. A única questão que precisa ser destacada é o fato de que a pesquisa precisa ter como ênfase a questão populacional por trás desses processos e fenômenos sociais. Recentemente foi lançado um livro que pode ser acessado gratuitamente que contém uma introdução bem fundamentada de diversos aspectos de temas relacionados à demografia. Recomendamos que aqueles que tenham interesse em saber mais detalhes de temas que são abordados pela área de demografia acessem o livro e folheiem o capítulo 1 “Demografia, Estatística Social, Geografia de População e outras Abordagens do Estudo da População“.

Agora, se você esta sem tempo para ler. Também é possível ter uma ideia de diversos temas que podem ser abordados na área de demografia ouvindo o podcast Rasgaí. O podcast é produzido pelo PPGDem e contém uma vasta amplitude de abordagens em conversas com pesquisadores de diversas áreas e instituições do Brasil. Alguns dos episódios abordam pesquisas realizadas aqui no nosso programa e outros são sobre algumas das dissertações de mestrado defendidas aqui. Então, se você não tem tempo para ler aquele capítulo que indicamos acima, aproveite um tempo que estiver dirigindo, no ônibus, lavando louça, etc e acesse nosso podcast, que está em diversas plataformas de streaming e pode ser acessado gratuitamente também. Temos certeza que isso poderá ajudar na hora de você pensar se o que você quer pesquisar pode ser uma opção na área de demografia.

Nosso processo seletivo para o ingresso no mestrado se encontra aberto até dia 28/03 e dispõe de 8 vagas para ampla concorrência. Você pode obter mais informações, detalhes e datas importantes aqui neste link ou nos nossos canais. Siga a gente no Twitter, Facebook, Instagram ou Youtube. Em todos estes canais você fica atualizado sobre diversos aspectos relacionados aos temas de população e demografia no Brasil e no mundo. Pesquisas, oportunidades de estudo e trabalho ou leituras e discussões científicas. E não importa de que área de formação você seja, o debate é interdisciplinar e quanto mais interlocução, melhor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s