Demografia na UFRN: saiba mais sobre a única pós-graduação da área sediada na região Nordeste

A demografia é um campo de pesquisas com forte perfil interdisciplinar. O foco dos estudos é de caráter majoritariamente quantitativo para o estudo das populações humanas e recebe pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Para ingressar numa pós-graduação stricto sensu em demografia você precisa ter concluído uma graduação, mas ela pode ser em qualquer área. Aqui no programa de Demografia da UFRN, por exemplo, já se formaram como mestres pesquisadores que vieram da história, estatística, economia, ciências sociais, geografia, enfermagem, medicina, entre outros.

A pós-graduação em demografia na UFRN (PPGDem) começou no ano de 2011, com sua primeira turma de mestrado. Aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2010, o PPGDem já titulou quase 100 mestres em demografia nesses primeiros 10 anos de vida. E, desde 2019, passamos a contar também com a seleção para o nível de doutorado. Ainda não tivemos titulações de doutores, pois o tempo médio para concluir um doutorado é de 4 anos, enquanto para o mestrado esse tempo é de 2 anos. O PPGDem é o único programa de pós-graduação em demografia do Brasil sediado em uma instituição de ensino e pesquisa fora da região sudeste. Temos no Brasil outros três centros de formação na área, sendo um em Belo Horizonte (UFMG), outro em Campinas (Unicamp) e o terceiro no Rio de Janeiro (ENCE/IBGE).

Os docentes permanentes do PPGDem atuam nas mais diversas áreas de pesquisa e orientação dentro do campo de estudos da demografia. Desde os componentes básicos (natalidade, mortalidade e migração) até os diversos temas correlatos que abrangem esse campo: mercado de trabalho, estimativas e modelagem, qualidade de dados populacionais, meio ambiente, políticas sociais, educação, saúde, entre outros. Navegando pelo menu principal do nosso site, é possível consultar os currículos dos docentes e também todas as dissertações de mestrado já defendidas aqui no PPGDem.

A seleção para as turmas de mestrado e doutorado para o ano de 2022 já se encontram abertas. A seleção ocorre anualmente com o início das atividades no ano letivo subsequente. As inscrições para o Processo Seletivo 2022 seguem abertas até o dia 7 de janeiro de 2022 e ocorrerá totalmente em formato remoto com inscrições gratuitas e exclusivamente online.

Para conhecer melhor e saber se sua temática de interesse em pesquisa pode se relacionar com a formação em demografia, consulte o Podcast Rasgaí, produzido pelo PPGDem. Nele você poderá conhecer as pesquisas e produções que são feitas por demógrafos em uma linguagem acessível para quem ainda não é tão familiarizado com a área.Siga nossas redes sociais para acompanhar mais informações sobre nosso programa de pós-graduação e também saber das novidades de pesquisa na área: Twitter, Facebook, Instagram. Ou, ainda, consulte nosso canal de vídeos no Youtube, onde temos produções, entrevistas e as gravações dos nosso ciclo de seminários virtuais Quartas Demográficas, que já tem sete anos e nesses último ano passou a ser online.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s