DDCA terá semana com eventos científicos na demografia e nas ciências atuariais

Essa semana, os dias 7, 8 e 9 de abril contará com dois eventos importantes sediados pelo Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA) da UFRN. O primeiro deles será a a edição #51 das Quartas Demográficas, ciclo de seminários do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem). No dia 7 de abril, a partir das 14h30 no canal do youtube do PPGDem, a QD51 será com a palestra do pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Rafael Henrique Moraes Pereira. Ele vai falar sobre o tema “Mobilidade urbana e desigualdade de acesso a oportunidades durante e após a pandemia”. As inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificados, basta se inscrever no link: bit.ly/inscreverQD51. Para assistir basta clicar no link: https://youtu.be/j_NN3iWuPYg.

Na ocasião da QD51 também ocorrerá o lançamento oficial da nova logomarca e o selo comemorativo dos 10 anos do PPGDem. O mestrado em demografia da UFRN foi o primeiro e ainda é o único da área hospedado em uma instituição fora da região Sudeste do Brasil. Aprovado em 2010 e com a primeira turma de ingressantes a partir de 2011, o programa completa seus 10 anos com o conceito 4 na avaliação da Capes. Em 2021 receberá os ingressantes da 11a turma de mestrandos e a 3a turma de doutorandos.

O segundo evento é o X Simpósio de Atuária (SIMPAT) que terá início no dia 7 de abril a partir das 18h00 pelo canal do Youtube do Curso de Graduação em Ciências Atuariais da UFRN. O simpósio acontece anualmente em rodízio entre os cursos de graduação em ciências atuariais das universidades federais do Nordeste. A primeira edição ocorreu em 2012 na UFRN e será a terceira vez que o evento ocorrerá em Natal. O X SIMPAT tem como tema central “O Atuário na Análise de Dados” e será realizado 100% online. Além das palestras e mesas redondas, ocorrerão minicursos ao longo dos dias 7, 8 e 9 de abril. A programação pode ser consultada na página do evento. Para assistir as mesas redondas e palestras, basta acessar o canal do Youtube.

O Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA) da UFRN comemora essa semana oito anos desde a sua criação, a partir do desmembramento do Departamento de Estatística. Será, portanto, uma semana que faz referência a muitas datas importantes para o grupo de professores, pesquisadores, servidores e discentes vinculados de uma forma ou de outra ao DDCA. Seja através do curso de pós-graduação em demografia como do curso de graduação em ciências atuariais, o DDCA espera contribuir para o conhecimento científico e o debate qualificado dos temas caros às nossas áreas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s