Episódio do Rasgaí desta semana discute os impactos da pandemia sobre a natalidade

O terceiro episódio do Rasgaí conversou com Luciana Lima, Victor Leocádio, Raquel Zanatta, Tereza Bernardes; autores do artigo “Considerações sobre a pandemia de Covid-19 e seus efeitos sobre a fecundidade e a saúde sexual e reprodutiva das brasileiras“, publicado na seção Ponto de Vista da Revista Brasileira de Estudos de População (Rebep). Eles comentaram sobre os efeitos que a pandemia da Covid-19 pode ter sobre o número de nascimentos na população brasileira. Baseando-se nos estudos que discutem as motivações e condicionantes da decisão de ter ou não filhos, apresentam elementos para refletir sobre o que poderá acontecer no Brasil.

A natalidade é uma medida que relaciona o total de nascimentos de uma região, em um determinado período, com a sua população total. A fecundidade, por sua vez, é uma medida mais precisa para entender as tendências dos nascimentos numa população. A taxa de fecundidade mede o número médio de filhos que as mulheres em idade fértil tem em uma região em um determinado período. A reposição da população, em geral, é garantida quando a taxa de fecundidade está em 2,1 filhos por mulher.

No podcast, as pesquisadoras salientam a importância do papel do Estado para garantir as condições básicas para o exercício pleno dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres brasileiras. E alertam que no contexto atual, a situação apresenta desafios que merecem atenção no cuidado com a saúde e bem estar das mulheres, gestantes e as famílias. Destaca-se a situação particular das meninas adolescentes que, na pandemia, acumulam a ausência da esfera educacional diante da suspensão das atividades escolares. O texto completo pode ser acessado no link abaixo que compõe o volume 37 da Revista Brasileira de Estudos de População.

https://doi.org/10.20947/s0102-3098a0130

O Rasgaí está disponível nas plataformas de streaming e pode ser acessado gratuitamente. Clique no link da plataforma de sua preferência abaixo e siga o Rasgaí para receber notificações de novos episódios.

Spotify | Deezer | Anchor | Breaker | RadioPublic | Podcast Addict | TuneIn | Google Podcasts | Pocket Casts | Cast Box | Podbean

Quem são as convidades:

Raquel Zanatta Coutinho é demógrafa. Pesquisadora e docente no Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFMG.

Luciana Conceição de Lima é demógrafa. Pesquisadora e docente no Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN.

Victor Antunes Leocádio é doutorando em demografia na UFMG.

Tereza Cristina de Azevedo Bernardes Faria é demógrafa. Pós-doutoranda no Departamento de Ciência da Computação da UFMG.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s