Episódio #02 do Rasgaí fala sobre estimativas de mortalidade no Brasil

O segundo episódio do podcast Rasgaí, do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN, está no ar. Toda quinta-feira, o Rasgaí lança um novo episódio que tratará sobre temas relacionados aos estudos de população, demografia e ciência. No episódio desta semana, os Rasgaí conversou com Marcos Gonzaga, Flavio Freire, Everton Lima e Bernardo Queiroz sobre um estudo recém publicado na revista Genus. O artigo em discussão trata sobre estimativas de mortalidade em pequenas áreas geográficas.

Na conversa, os autores explicaram o motivo pelo qual é necessário corrigir os dados de mortalidade que são registrados pelo sistema de informações de mortalidade organizado pelo Ministério da Saúde e também deixam claro que isso é mais relevante ainda de ser estimado quando se trata de unidades geográficas menores que o que já é feito tradicionalmente, quando se corrige os dados para Unidades da Federação, por exemplo.

Apesar da necessidade de correção dos dados, os autores da pesquisa mostram que os dados melhoraram significativamente de qualidade entre 1980 e 2010, mas que em algumas localidades do país isso ainda precisa ser feito com maior cuidado, pois os dados de mortalidade costumam ser usados para direcionar políticas públicas e ainda servem de insumos para a geração de indicadores de qualidade de vida. Sem os ajustes, os resultados podem gerar distorções, como eles explicam.

Além de comentar o artigo, os autores destacaram que os resultados e também todos os procedimentos computacionais para gerar os resultados estão disponíveis para pesquisadores e gestores que tenham interesse em replicar os dados. Todos os links para esses resultados podem ser obtidos na descrição do episódio #02 do podcast Rasgaí.

O Rasgaí está disponível nas plataformas de streaming e pode ser acessado gratuitamente. Clique no link da plataforma de sua preferência abaixo e siga o Rasgaí para receber notificações de novos episódios.

Spotify | Deezer | AnchorBreaker | RadioPublic | Podcast Addict | TuneIn | Google Podcasts | Pocket Casts | Cast Box | Podbean

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s