Carta Aberta | Sobre a extinção do departamento de demografia na Unicamp

Recebemos com surpresa a informação de que a Câmara de Administração da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) votou essa semana (01/09/2020) pela extinção do Departamento de Demografia. Entendemos que se trata do cumprimento de normativa da instituição que trata do número mínimo de docentes por departamento, entretanto, a demografia é um campo disciplinar autônomo e de institucionalização relativamente recente no país e isso justificaria a existência de uma estrutura administrativa e burocrática própria para a seu desenvolvimento.

A ausência de estrutura departamental não impede que haja continuidade de contribuições acadêmicas de relevância e tão bem representadas pela demografia da Unicamp. Mas fica claro que sem ela limita-se a focalização de diversos tipos de recursos para a expansão da área de ensino e pesquisa e poderia até mesmo dificultar sua manutenção em longo prazo.

Não serão apenas os docentes da demografia da Unicamp que sofrerão com essa decisão. Perdemos todos nós por entender que os espaços institucionais para reconhecimento e fortalecimento de nossa área de ensino, pesquisa e extensão estejam mais restritos. Lamentamos a decisão e esperamos que seja possível reconsiderar a situação e buscar alternativas que ampliem a posição estratégica da área no Brasil nesta renomada instituição.

Sem mais, subscrevem os docentes do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) e do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s