O artigo “#StayHome: Monitoring and benchmarking social isolation trends in Caruaru and the Região Metropolitana do Recife during the COVID-19 pandemic“, publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical neste mês de junho de 2020, apresenta o desenvolvimento do indicador de isolamento social a partir de dados de mobilidade captados por aparelhos celulares pela InLoco. Na análise é realizada a comparação dos resultados do indicador do município de Caruaru (no interior do estado do Pernambuco) com municípios da Região Metropolitana de Recife. Segundo o artigo, o acesso a informação pela cobertura da imprensa e as intervenções governamentais são fatores importantes para promover maiores ou menores índices de isolamento.

O artigo é de acesso aberto no Scielo e pode ser realizado através deste link. A pesquisa integra os esforços desenvolvidos pela equipe interdisciplinar e interinstitucional de pesquisadores no projeto “@isola_ai: soluções interdisciplinares para a pandemia por COVID-19”. A docente Luciana Lima, do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem/UFRN) faz parte da iniciativa e integra também os esforços de divulgação científica do Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica (ONAS-Covid19).
Confira essa e outras análises demográficas também no ONAS-Covid19 [Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica da Covid-19] https://demografiaufrn.net/onas-covid19