O Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN transmitirá pelo seu canal no Youtube a sua primeira defesa de tese de doutorado na próxima semana, dia 21 de novembro, a partir das 14h00. A pesquisa desenvolvida pelo discente Victor Hugo Dias Diógenes tem o título “Efeitos de idade, período e coorte no consumo de energia elétrica dos domicílios brasileiros no século XXI: uma análise sob a perspectiva da relação população-consumo-ambiente” e foi orientada pelo docente Ricardo Ojima.
O consumo é um dos principais mediadores na relação entre população e ambiente, principalmente quando se leva em conta as perspectivas de mudanças climáticas globais e seus impactos sobre a sociedade. Entre os principais resultados, foi verificado que o consumo de energia elétrica aumenta na medida em que o domicílio é chefiado por pessoas mais velhas. Além disso, observou-se que o consumo aumentou de modo geral ao longo dos últimos 20 anos. E no que se refere às coortes (que podemos simplificar por gerações), foi verificado que as coortes nascidas após 1960 apresentaram declínio na intensidade de consumo energética em relação às coortes mais antigas.
O Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN teve início de suas atividades em 2011 com o nível de mestrado e até hoje já titulou mais de 80 mestres. Em 2019, após ter obtido o conceito 4 na avaliação quadrienal 2017 da Capes, o PPGDem abriu sua primeira turma de doutorado. Victor Hugo é ingressante dessa primeira turma de doutorandos e também é egresso do mestrado, tende defendido sua dissertação em fevereiro de 2015.
