A ação de extensão Capacitação em Indicadores Sociodemográficos (CIS), projeto permanente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) e o Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA) da UFRN, acontecerá na próxima semana (dias 01 e 02 de agosto) para técnicos e gestores da Secretaria Municipal de Saúde do município de Mossoró. É o primeiro de três módulos que ocorrerão ao longo deste segundo semestre de 2022 e abordará conceitos e fundamentos para elaboração básica de indicadores sociodemográficos úteis para avaliação de políticas públicas.
Segundo a coordenadora do CIS, a docente Luciana Lima, a ação “busca capacitar os gestores na elaboração, interpretação e análise crítica de indicadores não apenas na área da saúde como também de indicadores demográficos, de educação, de segurança pública e de mercado de trabalho, que têm interface com a promoção à saúde”. Este primeiro módulo é composto por uma parte teórica e outra prática, com uso de computador e acesso à internet e terá uma carga horária de 15 horas. E contará com a presença de pós-graduandos em demografia da UFRN como monitores para auxiliar o processo ensino-aprendizagem.
Desde 2015 o CIS vem colaborando com a capacitação de gestores e pessoal ligado à administração direta e indireta tanto na esfera pública como em entidades não-governamentais. Nessa edição de 2022, o projeto se insere dentro da parceria entre a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Prefeitura Municipal de Mossoró e outras instituições, mas em edições passadas já contou com parcerias como o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA Brasil).
