PPGDem realiza atividades de planejamento e autoavaliação

O Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN realizou entre os dias 1, 2 e 3 de junho um conjunto de atividades relacionadas ao planejamento estratégico e de autoavaliação. Ambos são procedimentos considerados pela avaliação dos programas de pós-graduação realizada pela Capes. O primeiro dia de atividades iniciou com uma palestra do professor José Marcos Pinto da Cunha como parte do ciclo de seminários “Quartas Demográficas” e que, nessa edição, foi alusiva ao início do semestre letivo do PPGDem em 2022. Essa foi a edição de número 54 de uma série que teve início em 2015 e, depois de mais de dois anos em formato remoto em decorrência da pandemia da Covid-19, retornou ao seu formato presencial. A QD54 ocorreu no Anfiteatro A do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) e, com apoio da Gerencia de Redes, teve transmissão simultânea pelo Youtube e pode ser acessada na íntegra a sua gravação.

Professor José Marcos Pinto da Cunha, convidado especial da aula inaugural do PPGDem

No dia 02/06 o professor José Marcos participou das atividades de autoavaliação como convidado externo. Na parte da manhã reuniu-se com os docentes do PPGDem e, na parte da tarde, com os discentes. Nesse dia foram apresentados os resultados do relatório de autoavaliação conduzido pela Comissão de Autoavaliação e foram discutidos pontos sensíveis e importantes para melhoria das ações e processos. O convidado externo trouxe um olhar crítico fundamental para observar aspectos de atenção. Todas as discussões e resultados dos dados coletados ao longo dos últimos meses serão reunidos em um documento orientador que servira de subsídios para a melhoria das ações do mestrado e do doutorado em demografia da UFRN.

No último dia de atividades (03/06) foram desenvolvidas as discussões internas do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Demografia para um planejamento estratégico. As discussões se valeram dos pontos principais discutidos na autoavaliação para definição de metas e estratégias de enfrentamento para os principais problemas identificados. Após um longo período de distanciamento social decorrente das medidas de enfrentamento da Covid-19, a retomada de atividades deste tipo em formato presencial no PPGDem demonstraram a riqueza e importância desses momentos de troca de experiências e debates para a identificação de problemas e o planejamento de ações de melhoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s