PPGDem participa de visita técnica do projeto Galinhos: Território Seguro e Sustentável

Projeto interdisciplinar e multissetorial busca integrar as atividades turísticas a partir de ação inovadora associando saúde, sustentabilidade e segurança pública e conta com a participação da gestão pública estadual e local e extensão universitária.

Em continuidade às ações do Projeto Galinhos Território Seguro e Sustentável, no dia 01 de julho de 2021 a docente do PPGDem, Luciana Lima, visitou o município de Galinhos representando a UFRN, juntamente com membros das Secretarias de Estado do Turismo (Setur), da Saúde Pública (Sesap), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e do Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema). Galinhos é um município de cerca de 2,5 mil habitantes localizado à cerca de 150 km da capital potiguar, Natal. Relativamente isolado geograficamente, torna-se um destino turístico privilegiado para quem busca contato com a natureza e paisagens diferenciadas.

Mapa turístico de Galinhos | Imagem: Prefeitura Municipal de Galinhos

A visita técnica teve como objetivo apresentar o projeto a membros de diversas secretarias do município de Galinhos e contou também com a participação de representantes da câmara de vereadores do município. Foram debatidos pontos importantes para a viabilização do projeto, como as vias terrestres e marítimas de acesso ao território, os fluxos e os diversos perfis de turistas, bem como os diferentes impactos que eles produzem na economia e no meio ambiente do município, entre outros.

Na abertura dos trabalhos, o papel extensionista da universidade foi destacado pela docente Luciana Lima: “Para muitos, a universidade é um local que se destina apenas à pesquisa e ao ensino. Porém, a extensão se constitui um de seus pilares, sendo de grande importância que aproximações como essa que estamos fazendo aqui, entre universidade e comunidade, aconteçam. O projeto Galinhos é uma construção coletiva e a UFRN está aqui junto com as demais representações para construir juntos um território seguro e sustentável”. O caráter educativo das ações relacionadas aos protocolos de segurança no contexto da pandemia também foi destacado pela docente. “Não podemos pensar este projeto como uma mera aplicação de protocolos sanitários, mas de um trabalho mais amplo de educação em saúde e que envolve desde o prestador de serviços turísticos e o turista, até a comunidade de um modo geral. Muitos são os desafios que se apresentam, porém, é preciso educar para avançar”, ressaltou Luciana Lima.

A Coordenadora do Programa RN mais Saudável do Governo estadual, Teresa Freire – que vem participando das ações do projeto como a construção de uma cartografia social do município, destacou o caráter integrativo da ação: “Trata-se de um projeto em construção, que dialoga com o protagonismo dos atores sociais  do município, como mulheres, homens, parlamentares, gestores, trabalhadores, juventude e outros”. O Secretário de Turismo do município de Galinhos, Saulo Leão, que também participou das discussões, colocou as suas expectativas com relação ao projeto: “Por envolver várias áreas como saúde, educação, meio ambiente e vigilância sanitária, nós entendemos que tudo isso pode levar para o turismo um resultado muito positivo, uma vez que Galinhos pode virar um destino de referência do ponto de vista do turismo seguro e sustentável”.

Farol de Galinhos | Imagem: Prefeitura Municipal de Galinhos

Na percepção dos trabalhadores locais que lidam com o turismo, a questão ambiental representa um aspecto de grande relevância para o sucesso do projeto. Barqueiro há 12 anos em Galinhos, Dario Fernandes ressalta que a sua profissão requer acima de tudo consciência ambiental: “Procuro sempre oferecer meu serviço baseado no ecoturismo e na sustentabilidade, para que no futuro nossos jovens, filhos e netos tenham o mesmo prazer que nós estamos tendo hoje de apreciar este paraíso chamado Galinhos”.

Além das atividades de discussão do projeto, equipes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e do Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema) visitaram áreas do município que representam pontos de atenção ao projeto, como o lixão, os poços de abastecimento de água do município, o manguezal e a orla.

Saiba mais sobre o projeto Galinhos Território Seguro e Sustentável no Episódio 34 do podcast do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN, o Rasgaí. Neste episódio, conversamos com a docente Luciana Lima, que participou da visita técnica e também captou os depoimentos dos participantes dessa atividade durante as reuniões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s