E-book sobre métodos demográficos disponível para download

Clique na imagem para acessar os links para download

Está disponível para download pela Editora Blucher, o e-book “Métodos Demográficos: Uma Visão Desde os Países de Língua Portuguesa”. A obra é resultado de um esforço coletivo de dezenas de pesquisadoras e pesquisadores na direção de produzir material didático para a formação na área de demografia e estudos de população em língua portuguesa. A iniciativa foi liderada pelo demógrafo holandês radicado no Brasil, Ralph Hakkert, que por muitos anos atuou no Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). O livro se “destaca pela atualidade e pela amplitude de cobertura de temáticas. Ele introduz os principais conceitos e técnicas usados em demografia, mas também resume algumas discussões recentes sobre demografia e políticas públicas, a transição demográfica, as teorias de fecundidade e migrações e a demografia econômica”. Trata-se de uma das obras mais completas já editadas em língua portuguesa e deverá ser referência para diversas áreas de conhecimento, pois os métodos demográficos perpassam temáticas transversais.

Por se tratar de uma obra coletiva e interinstitucional, a autoria se apresenta como “Grupo de Foz” em referência ao XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, organizado pela Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) que ocorreu em Foz do Iguaçu (PR) ao final de 2016. Nessa ocasião, reuniram-se diversos pesquisadores que tinham interesse em desenvolver material didático e o projeto foi iniciado. Foram quatro anos de preparação onde novos pesquisadores foram sendo adicionados ao grupo até chegar ao formato final contendo um conjunto bem amplo de temas que são caros aos estudos de população e demografia.

O livro tem 23 capítulos e cobre temas gerais para iniciantes e curiosos sobre o campo de estudos, mas também avança em técnicas e métodos intermediários que são utilizados na formação básica nos programas de pós-graduação em demografia. Direcionado à todos os países lusófonos, o livro traz exemplos e aplicações para diversos países e não apenas o Brasil. Além disso, ajusta terminologias que diferem entre os países falantes de língua portuguesa. Com mais de 1.000 páginas, o livro é de acesso aberto e pode ser baixado na íntegra ou por capítulos. Como descrito na apresentação do livro, os docentes do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN contribuíram na produção do livro como um todo e em diversos capítulos. Todos as contribuições foram voluntárias e o livro pode ser baixado gratuitamente, tornando-o um produto de impacto social relevante e importante instrumento de popularização do conhecimento científico na área.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s