Professor titular aposentado da UFMG ministrará a aula inaugural do PPGDem/UFRN

O Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN realizará no dia 29 de abril, às 14h30, a 52a edição do seu ciclo de seminários, as Quartas Demográficas. Excepcionalmente, numa quinta-feira, a atividade será também a aula inaugural para a turma 2021 do PPGDem e contará com a palestra do professor titular aposentado da UFMG, Roberto do Nascimento Rodrigues. Ele é economista e doutor em Demografia pela Universidade Nacional da Austrália e durante a sua carreira formou ou contribuiu com a formação de diversas gerações de demógrafos junto ao programa de pós-graduação em demografia do Cedeplar/UFMG.

Roberto acumula em seu currículo um amplo leque de contribuições científicas e institucionais tendo sido professor visitante no Departamento de Estatística Social da University of Southampton (1998-1999), Vice-Presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais – ABEP (2008-2010), Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFMG (2010-2012) e Pró-Reitor de Recursos Humanos da UFMG (2012-2014). Em 2014, atuou como Assessor Especial e como Chefe de Gabinete do Ministro da Ciência Tecnologia e Inovação. Foi Presidente da Fundação João Pinheiro, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (2015-2018) e membro do Conselho Curador da FAPEMIG (2015-2018). Embora aposentado, atualmente é membro do corpo docente do Mestrado Associado UFMG-Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território e editor da Revista Brasileira de Estudos de População (Rebep).

O evento será transmitido pelo canal do Youtube do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN e é aberto ao público geral. Para receber certificado de participação o interessado deve se inscrever através do link bit.ly/inscreverQD52 ou no Sigaa -> Extensão -> Eventos. O projeto Quartas Demográficas (QD) é o ciclo de seminários do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN. Desde 2015, tradicionalmente às quartas-feiras (como o título sugere), são organizadas palestras, mesas redondas ou conferências que tem como objetivo disseminar os estudos relacionados ao campo da demografia através de abordagens interdisciplinares na UFRN. O público-alvo é de pesquisadores, graduandos e pós-graduandos das áreas de estatística, ciências sociais, ciências atuariais, economia, políticas públicas, saúde, entre outras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s