Relação entre distanciamento social e a evolução da pandemia da Covid-19 na América do Sul é foco de artigo com a participação de docente do PPGDem

A docente do PPGDem, Luciana Lima, é uma das autoras do artigo publicado no Internacional Journal of Geo-Information. Desenvolvido em uma iniciativa interinstitucional e interdisciplinar com pesquisadores da UFRN e outras instituições nacionais e internacionais. O artigo “Evaluating Social Distancing Measures and Their Association with the Covid-19 Pandemic in South America” analisa os dados do Google Covid-19 Community Mobility para construir um indicador de mobilidade para os países da América do Sul e relaciona-lo ao indicador desenvolvido pela Universidade de Oxford que classifica as medidas de resposta dos países frente à pandemia da Covid-19.

Entre os resultados, o artigo destaca que não foi observado um menor índice de mobilidade nos países onde as restrições impostas pelos governos foram mais rígidas. Segundo os autores, aspectos como a baixa percepção de risco e baixo nível de confiança nas autoridades poderiam ser considerados elementos importantes para a baixa adesão às medidas de distanciamento no início da pandemia. Além disso, ao longo dos meses da pandemia, as políticas de transferência de renda e suporte aos trabalhadores informais foram importantes, mas teriam sido mais efetivos caso houvesse uma maior coordenação das medidas de distanciamento social e monitoramento de saúde.

O artigo é resultado de uma articulação de pesquisadores que se consolidou ao longo do ano de 2020 como parte das respostas científicas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. O Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica (ONAS-Covid19), iniciativa de divulgação científica do PPGDem, e o Isola.ai publicaram ao longo de 2020 uma série de análises sobre mobilidade e distanciamento social e consolidaram um grupo de pesquisa que ainda vem desenvolvendo estudos. A publicação recente é apenas um dos resultados de iniciativas que foram desenvolvidas por pesquisadores e professores de diversas universidades e centros de pesquisa no Brasil e fora dele.

Acesse no link o arquivo com as publicações anteriores do ONAS-Covid19

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s