O episódio #05 do Rasgaí abordou o impacto da pandemia sobre um projeto de extensão coordenado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN, Moisés Calle Aguirre. O projeto busca aproximar os alunos de ensino médio da rede pública ao habitus universitário, mas diante da pandemia teve que se reinventar. O que antes previa maior contato e interação dos estudantes de ensino médio com o ambiente universitário teve que se ajustar ao modelo de ensino remoto e o projeto de extensão que já existe há alguns anos precisou de uma nova roupagem. Em formato remoto, o projeto busca oferecer maior ênfase no letramento digital como instrumento para reduzir desigualdades no acesso ao ensino superior.
Para explicar melhor os desafios impostos pela pandemia à essa iniciativa, conversamos com o coordenador do projeto, Moisés Calle, e também com Kalyne Soares, bolsista do projeto e formada em letras pela UFRN e Sarah Leôncio, professora de matemática da rede estadual de ensino. As convidadas explicaram o que é o letramento matemático e o letramento digital que orientam a condução do projeto. Além disso, exemplificam as ações deste projeto de extensão no âmbito da Escola Estadual Professor Edgar Barbosa (Natal/RN). A extensão é parte fundamental do tripé ensino-pesquisa-extensão sobre o qual se funda o ensino superior público no Brasil. Embora seja extremamente relevante, nem sempre tem tanta visibilidade como o ensino ou a pesquisa acadêmica.
Para obter maiores informações sobre o projeto de extensão coordenador pelo prof Moisés Calle, você pode acessar os links abaixo. Os projetos estão cadastrados na base de ações de extensão da UFRN e são renovados anualmente.
O Rasgaí está disponível nas plataformas de streaming e pode ser acessado gratuitamente. Clique no link da plataforma de sua preferência abaixo e siga o Rasgaí para receber notificações de novos episódios.
Spotify | Deezer | Anchor | iTunes | Breaker | RadioPublic | Podcast Addict | TuneIn | Google Podcasts | Pocket Casts | Cast Box | Podbean | Amazon Music | Podchaser
Quem são os convidados:
Moisés Alberto Calle Aguirre é demógrafo, pesquisador e professor do programa de pós-graduação em demografia da UFRN
Kalyne Silva Soares é formada em letras pela UFRN e bolsista do projeto
Sarah Mara Silva Leôncio é matemática, com mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e professora da Escola Estadual Professor Edgar Barbosa (Natal, RN).