Editorial | ONAS-Covid19 | 05.04.2020 | A primeira semana de confinamento e o que estamos fazendo

O Brasil superou (05.04.2020) a marca de 10 mil casos confirmados no acumulado. Sendo que 432 casos foram a óbito. A região Sudeste concentra cerca de 60% dos casos e o Nordeste, 16%. O Rio Grande do Norte contribui com 2,4% dos casos confirmados da Covid-19, segundo os dados da Plataforma Coronavirus do Ministério da Saúde nesta data (consulta realizadas às 10h00). Desde o dia 30 de março, o Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deu início ao Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica da Covid-19 (ONAS-Covid19) com o objetivo de elaborar análises baseadas em evidências empíricas prioritariamente para a região Nordeste e suas Unidades da Federação. As pretensões não são muitas, mas principalmente queremos oferecer informações baseadas em dados com fontes seguras e confiáveis para uma leitura crítica das variáveis populacionais que podem ser afetadas e que afetam a evolução do novo coronavírus na região.

casosnovosdia_05042020
Casos diários novos da Covid-19. Fonte: Ministério da Saúde, em 05.04.2020 | 10h00.

Ao todo, nessa primeira semana (30.03 a 05.04), foram produzidos 18 textos de análise. Nossa página atingiu mais de 1,6 mil visitantes ao longo de quase sete dias, gerando quase 3 mil visualizações distintas. Associado ao site, a nossa página no Facebook (@ppgdem) contribuiu para a maior visibilidade das publicações, sendo a principal origem dos cliques que direcionam para o ONAS-Covid19.

Como afirmamos acima, os produtos publicados tem caráter de divulgação científica. Devemos continuar assim, tentando espalhar informação apoiada em dados seguros e tentando esclarecer suas limitações e potencialidades para compreensão da realidade social. Não é uma tarefa simples e nem de longe poderia cobrir toda a informação e abordagens distintas sobre o tema, pois trata-se de um momento em que novas informações chegam com grande velocidade e ainda há muito que se aprender sobre a Covid-19 e suas relações com a demografia. Os textos produzidos aqui, portanto, refletem as preocupações do momento e reagem às informações novas sobre as características da população com a pandemia do novo coronavírus.

A novidade para a próxima semana é o lançamento oficial do Podcast ONAS-Covid19 com uma playlist comentando os textos publicados. Cada autor produziu um breve depoimento informativo de forma a complementar ou realçar a informação produzida de forma escrita. Ampliamos a acessibilidade da informação e ao mesmo tempo tornamos mais interativa a conversa. Esperamos não produzir informação científica apenas da forma tradicional, dialogando só com os especialistas. Assim, os textos produzidos aqui não redundam em todo o conhecimento agregado à cada frente de discussão proposta. Dito isso, fica o convite para continuar seguindo nossas publicações para outras abordagens, às vezes sobre o mesmo tema e incorporando novas leituras.

Editorial | 05.04.2020 | Ricardo Ojima | Coordenador do ONAS-Covid19 | Programa de Pós-Graduação em Demografia | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | A primeira semana de confinamento e o que estamos fazendo.

Confira essa e outras análises demográficas também no ONAS-Covid19 [Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica da Covid-19] https://demografiaufrn.net/onas-covid19

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s