O projeto coordenado pela profa Luciana Lima, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da UFRN, tem dois trabalhos aprovados no 15º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp-RN). O evento ocorre entre os dias 15 e 18 de março de 2022 e é um espaço para que gestores e servidores públicos das diversas esferas e poderes, entre outros, possam divulgar trabalhos relacionados à experiências exitosas e inovadoras na administração pública. Os dois trabalhos são resultados de uma cooperação científica da UFRN, via Departamento de Demografia e Ciências Atuariais, com a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) do Governo do RN e tem como objetivos orientar as secretarias de governo no processo de montagem e monitoramento de indicadores sociodemográficos; e fornecer à SEPLAN uma estimação de demandas sociais futuras na área da educação.

O trabalho “Indicadores sociodemográficos e gestão pública: um relato da cooperação científica da Demografia (UFRN) com a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLA/RN)” será apresentado às 15h do dia 17/03, no grupo temático “Gestão de Projetos” e descreve a experiência exitosa da parceria e os resultados globais da interação científica. A “Cooperação Científica com a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) do Governo do RN” realizou desde capacitações de servidores estaduais no uso de informações sociodemográficas para instrumentar o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 até a elaboração de banco de dados de indicadores em série histórica e de diagnósticos socioeconômicos por eixos temáticos.

O segundo trabalho estimou o número de matrículas no Ensino Fundamental e médio, da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte (RN), de 2020 a 2024 para, dessa forma, identificar as tendências populacionais de médio e de longo prazo e contribuir para um efetivo planejamento de políticas públicas e definição de prioridades governamentais. Assim, em decorrência do processo de transição demográfica, destaca-se a redução de 33% das matrículas no Ensino Fundamental I, redução de 29,6% no Ensino Fundamental II, e redução de 5% no Ensino Médio nesse período. O trabalho será apresentado no dia 17/03, às 17h30 no grupo temático “POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no link: https://www.even3.com.br/15congesprn/

Projeto coordenador pela profa Luciana Lima apresenta dois trabalhos no 15o Congesp-RN

Deixe um comentário

Siga nossas redes

PPGDem

Este é o blog da Demografia UFRN. Aqui temos divulgação científica, análises demográficas, projetos de pesquisa e outros assuntos do programa de pós-graduação em demografia da UFRN. Siga e fique por dentro.

ABEP (8) Aluno Especial (3) Capes (3) CNPq (3) Covid-19 (18) demografia (176) desigualdade de gênero (3) divulgação científica (84) doutorado (3) editorial (14) Egressos do PPGDem (3) envelhecimento (3) extensão universitária (4) fecundidade (4) Feminicidio (4) mercado de trabalho (4) migração (8) mortalidade (4) natalidade (4) ONAS (18) ONAS-Covid19 (14) podcast (64) população (55) população e meio ambiente (3) PPGDem (160) Processo Seletivo (10) Produtividade em Pesquisa (3) pós-graduação (3) QD (4) quartas demográficas (5) rasgai (6) rasgaí (61) semiárido (4) Suicídio (3) sustentabilidade (3) trabalho doméstico (4) ufrn (6) urbanização (3) violência (3) violência contra a mulher (3)