Os docentes do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN obtiveram aprovação do projeto “A resiliência no Semiárido Setentrional: população, território e desenvolvimento no contexto pós-pandemia” na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – UNIVERSAL, um dos mais tradicionais editais de fomento à pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que teve os resultados divulgados ontem, dia 6/12. A proposta concorreu na Faixa B – Grupos Consolidados em parceria entre a UFRN (sede), a Fundação Joaquim Nabuco e a Universidade Federal do Sergipe. O objetivo do projeto será avançar na compreensão dos impactos da Covid-19 no acúmulo de condições desfavoráveis na população do semiárido setentrional. Trata-se região mais seca do semiárido brasileiro e compreende mais de 700 municípios. Será analisada a condição de vulnerabilidade nos indicadores sociodemográficos e a resiliência da população frente aos impactos diretos e indiretos da Covid-19 na região.

A pesquisa será desenvolvida a partir de quatro dimensões: 1) Mercado de trabalho e renda, 2) Movimentos Migratórios, 3) Educação, 4) Mortalidade e Saúde valendo-se da combinação de diversas fontes de dados oficiais e administrativos. A partir disso serão construídos conjuntos de indicadores e análises das tendências demográficas a fim de analisar a vulnerabilidade e a resiliência da população frente aos impactos sociais e econômicos gerais e específicos da pandemia da Covid-19. A resiliência é a capacidade que indivíduos ou grupos de se recompor ao seu estado original após o enfrentamento de crises e a partir dessa perspectiva é possível identificar aspectos importantes sobre o papel do Estado e das políticas de desenvolvimento regional no contexto pós-covid19.

Para o docente e coordenador da proposta, Ricardo Ojima, “entender os componentes demográfico e a sua dinâmica é fundamental para analisar o papel das políticas públicas. As interações entre as políticas de saúde (população idosa), educação (juventude e queda da natalidade), mobilidade (migrações e pendularidade) na região condicionam as características da vulnerabilidade e da capacidade de resposta e resiliência da população”. Esta proposta se soma a uma série de pesquisas sobre as quais os pesquisadores do PPGDem já vêm se debruçando há alguns anos nesse recorte regional e populacional. O projeto terá duração de três anos e se valerá da sinergia com o projeto “Vulnerabilidade Sociodemográfica e Resiliência no Semiárido Setentrional: uma análise das características populacionais e os efeitos diretos e indiretos da pandemia da Covid-19“ aprovado também em 2021 no Edital PDPG/Fapern/Capes sob a coordenação do docente do PPGDem, Marcos Gonzaga.

Deixe um comentário

Siga nossas redes

PPGDem

Este é o blog da Demografia UFRN. Aqui temos divulgação científica, análises demográficas, projetos de pesquisa e outros assuntos do programa de pós-graduação em demografia da UFRN. Siga e fique por dentro.

ABEP (8) Aluno Especial (3) Capes (3) CNPq (3) Covid-19 (18) demografia (179) desigualdade de gênero (3) divulgação científica (85) doutorado (3) editorial (14) Egressos do PPGDem (3) envelhecimento (3) extensão universitária (4) fecundidade (4) Feminicidio (4) mercado de trabalho (4) migração (8) mortalidade (4) natalidade (4) ONAS (18) ONAS-Covid19 (14) podcast (64) população (57) população e meio ambiente (3) PPGDem (163) Processo Seletivo (10) Produtividade em Pesquisa (3) pós-graduação (3) QD (4) quartas demográficas (5) rasgai (6) rasgaí (61) semiárido (5) Suicídio (3) sustentabilidade (3) trabalho doméstico (4) ufrn (6) urbanização (3) violência (3) violência contra a mulher (3)