Reprodução: Vilma Torres de Agecom

Em março de 2020, um grupo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN decidiu concentrar esforços para desenvolver análises sociodemográficas que impactam o desenvolvimento de ações de enfrentamento à pandemia. Esse direcionamento seria voltado para a região Nordeste, em especial o estado do Rio Grande do Norte. Assim surgiu o Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica da covid-19 (ONAS-covid19), ação interdisciplinar que reúne mais de 40 professores, pesquisadores e estudantes de diversas universidades e que buscam divulgar e promover uma melhor compreensão social destas análises.

O ONAS-covid19 acabou se tornando um poderoso canal de difusão da informação e do conhecimento da análise demográfica. Nos últimos 12 meses o grupo publicou quase 100 textos analíticos relacionados à evolução da pandemia na região, que foram disponibilizados como ferramenta teórica e metodológica para a gestão pública local e regional e sociedade como um todo. Assim foi possível analisar como a alta taxa de morbidades poderiam aumentar a letalidade da covid-19 entre a população nordestina, como a falta de bancos e internet poderiam afastar nordestinos do auxílio emergencial ou os efeitos do distanciamento social na saúde mental, por exemplo.

O ONAS-covid19 divulgou dados e gráficos sobre a dificuldade de recebimento do auxílio emergencial causada pela escassez de agências bancárias em determinadas regiões do RN

O coordenador geral do grupo, o professor da UFRN Ricardo Ojima, ressalta que a análise dos dados empíricos é fundamental para entender e legitimar os processos sociais que permeiam as políticas públicas. “Dentro de um contexto de fake news e da pós-verdade, o uso de evidências empíricas e informações públicas é de fundamental importância para oferecer subsídios para a tomada de decisões tanto na esfera individual como na gestão pública”, analisa.

Ojima diz que o contexto da pandemia da Covid-19 revelou a necessidade de um letramento científico no qual a sociedade possa entender com maior clareza os processos e métodos da pesquisa científica. “Sem isso, o contexto de informações desencontradas favorece o avanço das fake news”, acredita. Em decorrência dessas análises e buscando combater a desinformação, os pesquisadores do ONAS-covid19 deram mais de 50 entrevistas a telejornais locais e nacionais e centenas de outras citações em blogs e jornais impressos, sempre comentando e divulgando essas informações.

Deixe um comentário

Siga nossas redes

PPGDem

Este é o blog da Demografia UFRN. Aqui temos divulgação científica, análises demográficas, projetos de pesquisa e outros assuntos do programa de pós-graduação em demografia da UFRN. Siga e fique por dentro.

ABEP (8) Aluno Especial (3) Capes (3) CNPq (3) Covid-19 (18) demografia (179) desigualdade de gênero (3) divulgação científica (85) doutorado (3) editorial (14) Egressos do PPGDem (3) envelhecimento (3) extensão universitária (4) fecundidade (4) Feminicidio (4) mercado de trabalho (4) migração (8) mortalidade (4) natalidade (4) ONAS (18) ONAS-Covid19 (14) podcast (64) população (57) população e meio ambiente (3) PPGDem (163) Processo Seletivo (10) Produtividade em Pesquisa (3) pós-graduação (3) QD (4) quartas demográficas (5) rasgai (6) rasgaí (61) semiárido (5) Suicídio (3) sustentabilidade (3) trabalho doméstico (4) ufrn (6) urbanização (3) violência (3) violência contra a mulher (3)