Editorial | ONAS-Covid19 | 20.07.2020 | 4 meses e contando…

Desde que iniciamos o nosso projeto de divulgação de análises sociodemográficas com ênfase nos aspectos da pandemia da Covid-19 na região Nordeste há cerca de quatro meses atrás, não tínhamos ainda claro quanto fôlego teríamos ou qual seria a relevância ou abrangência da nossa contribuição. Na prática, fomos motivados pela necessidade de fazer algo, de contribuir de alguma forma com os estudos que fazemos para ajudar a entender melhor os processos e dinâmicas demográficas relacionadas à pandemia e que impactam e são impactadas por ela.

Também não imaginávamos quanto tempo essa situação crítica perduraria. A expectativa era que as coisas seguissem os padrões e tendências observadas em outros países. Não era de se esperar que as ações de combate à pandemia fossem novidades, pois as experiências de outros países nos ajudaria muito a enfrenta-la de modo mais planejado e, talvez, pudéssemos ter uma resposta melhor à pandemia. Mas não. Estamos até agora assim: parte em distanciamento social, parte sofrendo com as consequências dela na economia, parte sofrendo com o crescimento de casos e de óbitos. Ou seja, não seguimos as orientações e recomendações das experiências de outros países e estamos sofrendo com consequências simultâneas: impactos diretos da doença (casos e óbitos) e efeitos indiretos na economia e sociedade.

Figura 1 Óbitos diários por Covid-19 registrados e média móvel de 7 dias, Itália, Brasil, Espanha. Fonte: worldometers.info

A Figura 1 mostra os óbitos diários registrados por Covid-19 na Itália, no Brasil e na Espanha. Podemos dizer que essas curvas mostram em parte as consequências das nossas ações no combate ao novo coronavírus, das nossas desigualdades sociais estruturais, dos nossos baixos investimentos em políticas sociais e de saúde, da nossa baixa confiança no papel do Estado em gerenciar riscos. Como diz o ditado popular: uma imagem vale mais do que mil palavras…

Lamentamos tantas vidas perdidas e que poderiam ter sido evitadas. Algumas são pessoas anônimas para nós, outras nem tanto. Mas todas foram pessoas queridas por outrem. Não podemos naturalizar esses óbitos. Pode ser o destino último de todos nós, mas quando podemos evitá-las com ações simples, somos responsáveis por isso. Diante dessa nossa responsabilidade, continuaremos fazendo o que for possível: enquanto grupo de pesquisa, manteremos nossas análises e pesquisas no sentido de contribuir para esclarecer e tentar iluminar com informações fundamentadas os desafios que temos e teremos.

Passados quatro meses, já publicamos quase 150 vezes no nosso projeto, sendo que foram 75 análises sociodemográficas originais desenvolvidas pelos nossos docentes e colaboradores. Repercutimos nossas análises nos meios de comunicação 95 vezes. Entre os diversos meios de comunicação, estivemos nas redes de TV local e regional 28 vezes desde o início do projeto, quase duas vezes por semana! Tivemos quase 34 mil visitas, sendo quase 2 mil delas de fora do Brasil. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no LinkedIn e no Youtube para ampliar o alcance do que fazemos.

Esperamos ter ajudado, esperamos continuar ajudando…

Editorial | 20.07.2020 | Ricardo Ojima | Coordenador do ONAS-Covid19 | Programa de Pós-Graduação em Demografia | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | 4 meses e contando…

Confira essa e outras análises demográficas também no ONAS-Covid19 [Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica da Covid-19] https://demografiaufrn.net/onas-covid19

Deixe um comentário

Siga nossas redes

PPGDem

Este é o blog da Demografia UFRN. Aqui temos divulgação científica, análises demográficas, projetos de pesquisa e outros assuntos do programa de pós-graduação em demografia da UFRN. Siga e fique por dentro.

ABEP (8) Aluno Especial (3) Capes (3) CNPq (3) Covid-19 (18) demografia (179) desigualdade de gênero (3) divulgação científica (85) doutorado (3) editorial (14) Egressos do PPGDem (3) envelhecimento (3) extensão universitária (4) fecundidade (4) Feminicidio (4) mercado de trabalho (4) migração (8) mortalidade (4) natalidade (4) ONAS (18) ONAS-Covid19 (14) podcast (64) população (57) população e meio ambiente (3) PPGDem (163) Processo Seletivo (10) Produtividade em Pesquisa (3) pós-graduação (3) QD (4) quartas demográficas (5) rasgai (6) rasgaí (61) semiárido (5) Suicídio (3) sustentabilidade (3) trabalho doméstico (4) ufrn (6) urbanização (3) violência (3) violência contra a mulher (3)