O Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN está entre 28 programas de pós-graduação do Rio Grande do Norte contemplados no Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação do RN (PDPG-RN), executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do RN (Fapern) em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ao longo dos próximos três anos o PPGDem/UFRN desenvolverá, no âmbito deste convênio, o projeto “Vulnerabilidade Sociodemográfica e Resiliência no Semiárido Setentrional: uma análise das características populacionais e os efeitos diretos e indiretos da pandemia da Covid-19“. O lançamento do PDPG-RN ocorreu em cerimônia ocorrida no dia 11 de agosto, com a presença da Governadora do RN, Fátima Bezerra, do diretor-presidente da Fapern, Gilton Sampaio, entre outras autoridades e representantes da comunidade científica e política.

Selo comemorativo dos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN (2011-2021)

O projeto tem como objetivo analisar o contexto da pandemia da Covid-19 e as características da população do semiárido setentrional a partir do entendimento que algumas características sociodemográficas da população residente nessa região condicionam uma maior vulnerabilidade aos riscos a que essa população é exposta. Assim, projeto é dividido em planos de trabalho que se concentram em temas e grupos de pesquisa, mas que refletem uma proposta integrada de se pensar as dimensões da vulnerabilidade próprias do contexto territorial e também da população residente. Portanto, as análises pretendem analisar este recorte regional a partir de um tripé conceitual que poderia ser ajustado para entender o contexto da pandemia: vulnerabilidade (pré-pandemia), resiliência (durante a pandemia) e adaptação (pós-pandemia).

Longe de esgotar todas as dimensões das condições de vida da população, o projeto está estruturado a partir das seguintes temáticas: 1) Mercado de trabalho e renda, 2) Movimentos Migratórios, 3) Educação, 4) Mortalidade e Saúde e 5) Segurança Pública. O projeto é a convergência de esforços que o PPGDem já vem desenvolvendo desde a sua criação, em 2011, de assegurar o desenvolvimento de estudos e iniciativas que busquem ampliar o conhecimento científico e o impacto social na região Nordeste. E, indo além da produção científica tradicional, buscará dar continuidade às ações de divulgação e comunicação científica impulsionadas pelo Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica (ONAS) que focalizou as dimensões demográficas da pandemia da Covid-19 na região Nordeste e o podcast de ciência Rasgaí.

O PPGDem é o único programa da área de demografia sediado fora da região Sudeste do país e iniciou suas atividades em nível de formação de mestrado no ano de 2011. Em 2017, o PPGDem recebeu o conceito 4 no ciclo de avaliação da CAPES (2013-2016) e, em 2019, implementou o nível de doutorado. Atualmente o PPGDem já formou mais de 80 pesquisadores que atuam em diversos setores da sociedade, desde a administração pública até a docência em diversos níveis.

Deixe um comentário

Siga nossas redes

PPGDem

Este é o blog da Demografia UFRN. Aqui temos divulgação científica, análises demográficas, projetos de pesquisa e outros assuntos do programa de pós-graduação em demografia da UFRN. Siga e fique por dentro.

ABEP (8) Aluno Especial (3) Capes (3) CNPq (3) Covid-19 (18) demografia (176) desigualdade de gênero (3) divulgação científica (84) doutorado (3) editorial (14) Egressos do PPGDem (3) envelhecimento (3) extensão universitária (4) fecundidade (4) Feminicidio (4) mercado de trabalho (4) migração (8) mortalidade (4) natalidade (4) ONAS (18) ONAS-Covid19 (14) podcast (64) população (55) população e meio ambiente (3) PPGDem (160) Processo Seletivo (10) Produtividade em Pesquisa (3) pós-graduação (3) QD (4) quartas demográficas (5) rasgai (6) rasgaí (61) semiárido (4) Suicídio (3) sustentabilidade (3) trabalho doméstico (4) ufrn (6) urbanização (3) violência (3) violência contra a mulher (3)