A docente do PPGDem, Jordana Cristina de Jesus, publicou juntamente com pesquisadores da UFMG um capítulo no livro “A arte de tecer o tempo: perspectivas feministas”. Organizado pelas pesquisadoras Hildete Melo e Lorena Moraes, pela Editora Pontes, a obra reúne oito capítulos que tratam dos estudos sobre o uso do tempo numa abordagem focada, como o subtítulo sugere, nas perspectiva da mulher. No capítulo “Trabalho doméstico não remunerado e as transferências intergeracionais de tempo no Brasil”, Jordana e colegas apontam que as mulheres brasileiras, em média, investem 3 horas e meia diárias no cuidado e tarefas domésticas. Assim, enquanto as mulheres entre 15 a 83 anos transferem o seu tempo para o cuidado doméstico, os homens são consumidores ao longo de todo o seu ciclo de vida. Ou seja, em média homens investem mais tempo no que seriam consideradas atividades produtivas, enquanto as mulheres o fazem na produção e reprodução doméstica. Por exemplo, as mulheres são responsáveis por 78% do cuidado com crianças no Brasil.

Se o tempo investido no cuidado das atividades domésticas e no cuidado de crianças e idosos fosse convertido para valores monetários, ele seria equivalente a aproximadamente 10,5% do PIB nacional, sendo que se fosse considerado apenas o tempo das mulheres, esse valor seria de 8,4% do PIB. Portanto, nessa perspectiva, o investimento de tempo no trabalho doméstico não remunerado se constitui em um importante elemento para se refletir sobre os orçamentos domésticos e como os arranjos produtivos e financeiros são compostos no contexto da divisão social e sexual do trabalho doméstico. O capítulo pode ser acessado na íntegra pelo link “Trabalho doméstico não remunerado e as transferências intergeracionais de tempo no Brasil” (JESUS; WAJNMAN; TURRA, 2020).

Deixe um comentário

Siga nossas redes

PPGDem

Este é o blog da Demografia UFRN. Aqui temos divulgação científica, análises demográficas, projetos de pesquisa e outros assuntos do programa de pós-graduação em demografia da UFRN. Siga e fique por dentro.

ABEP (8) Aluno Especial (3) Capes (3) CNPq (3) Covid-19 (18) demografia (176) desigualdade de gênero (3) divulgação científica (84) doutorado (3) editorial (14) Egressos do PPGDem (3) envelhecimento (3) extensão universitária (4) fecundidade (4) Feminicidio (4) mercado de trabalho (4) migração (8) mortalidade (4) natalidade (4) ONAS (18) ONAS-Covid19 (14) podcast (64) população (55) população e meio ambiente (3) PPGDem (160) Processo Seletivo (10) Produtividade em Pesquisa (3) pós-graduação (3) QD (4) quartas demográficas (5) rasgai (6) rasgaí (61) semiárido (4) Suicídio (3) sustentabilidade (3) trabalho doméstico (4) ufrn (6) urbanização (3) violência (3) violência contra a mulher (3)