O episódio #08 do podcast Rasgaí traz uma conversa com o pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN, Jarvis Campos. Ele é geógrafo e demógrafo e publicou recentemente um artigo na revista Sustainability, juntamente com pesquisadores de diversas instituições. O artigo apresenta resultados da pesquisa de doutorado em demografia do Jarvis que apresentou uma contribuição metodológica para a obtenção de dados do tamanho e distribuição da população nas cidades brasileiras quando não há levantamento censitário. O Censo Demográfico é realizado a cada 10 anos e nos anos entre um censo e outro é preciso obter as informações a partir metodologias que permitam estimar essa população. Uma das opções metodológicas é utilizar as imagens de satélites para saber como e onde estão distribuídas as ocupações humanas e a partir da análise dessas “fotos” tiradas do espaço estimar quantas pessoas vivem ali.

Nesse episódio, o professor Jarvis Campos explica como foi desenvolvida a sua pesquisa, quais foram os principais resultados e destaca as principais contribuições dessa metodologia. O artigo foi publicado em co-autoria com Irineu Rigotti (UFMG), Emerson Baptista (ADRI), Antônio Miguel Monteiro (INPE) e Ilka Reis (UFMG) e pode ser acessado através do link: https://doi.org/10.3390/su12093565.

O Rasgaí está disponível nas plataformas de streaming e pode ser acessado gratuitamente. Clique no link da plataforma de sua preferência abaixo e siga o Rasgaí para receber notificações de novos episódios.

Spotify | Deezer | Anchor | iTunes | Breaker | RadioPublic | Podcast Addict | TuneIn | Google Podcasts | Pocket Casts | Cast Box | Podbean | Amazon Music | Podchaser

Deixe um comentário

Siga nossas redes

PPGDem

Este é o blog da Demografia UFRN. Aqui temos divulgação científica, análises demográficas, projetos de pesquisa e outros assuntos do programa de pós-graduação em demografia da UFRN. Siga e fique por dentro.

ABEP (8) Aluno Especial (3) Capes (3) CNPq (3) Covid-19 (18) demografia (176) desigualdade de gênero (3) divulgação científica (84) doutorado (3) editorial (14) Egressos do PPGDem (3) envelhecimento (3) extensão universitária (4) fecundidade (4) Feminicidio (4) mercado de trabalho (4) migração (8) mortalidade (4) natalidade (4) ONAS (18) ONAS-Covid19 (14) podcast (64) população (55) população e meio ambiente (3) PPGDem (160) Processo Seletivo (10) Produtividade em Pesquisa (3) pós-graduação (3) QD (4) quartas demográficas (5) rasgai (6) rasgaí (61) semiárido (4) Suicídio (3) sustentabilidade (3) trabalho doméstico (4) ufrn (6) urbanização (3) violência (3) violência contra a mulher (3)