Argentina, um novo lar? O que os dados revelam sobre a integração de migrantes

A 99ª edição das Quartas Demográficas apresenta a palestra “Processos de Incorporação de Migrantes Internacionais e de seus Filhos no Sul Global: Evidências da Experiência Argentina”, que será conduzida pelo professor visitante Pablo Gomez, no dia 19/11, às 14h30, no Anfiteatro B do CCET. Vindo da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), Gomez está vinculado ao Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA) e ao Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da UFRN, onde atuará por um período de dois anos.

O debate sobre como migrantes internacionais e seus filhos se integram às sociedades que os recebem é um eixo central da demografia. Embora muitas pesquisas foquem os fluxos migratórios para o Norte Global (Europa e América do Norte), as migrações Sul-Sul, como as que ocorrem na América Latina, possuem dinâmicas específicas. Essas características desafiam os modelos teóricos tradicionais e exigem análises focadas nos contextos regionais, marcados por desigualdades estruturais.

O professor Gomez apresentará dois projetos de pesquisa interconectados sobre o cenário argentino. O primeiro investiga a incorporação laboral e sociodemográfica de migrantes do Peru, Paraguai, Bolívia e, mais recentemente, da Venezuela, entre 2001 e 2022. Utilizando dados censitários e pesquisas domiciliares, o estudo analisa se esses grupos alcançam convergência com a população nativa ou se enfrentam segmentação ocupacional (concentração em tipos específicos de trabalho), observando também as diferenças de gênero e idade.

Um segundo projeto, complementar ao primeiro, analisa a incorporação educacional de migrantes e seus filhos no período 2011–2021. Com base em microdados do sistema de avaliação educacional argentino (Operativo Aprender), esta frente examina o desempenho acadêmico e os padrões de concentração desses alunos nas escolas, oferecendo um panorama sobre a integração da segunda geração.

O conjunto das análises contribui para o avanço do debate demográfico sobre os mecanismos de desigualdade que estruturam os processos de incorporação de migrantes. O estudo das trajetórias de populações que se movem entre países vizinhos levanta questões sobre como as estruturas sociais e econômicas locais facilitam ou dificultam a plena integração.

Deixe um comentário

Siga nossas redes

PPGDem

Este é o blog da Demografia UFRN. Aqui temos divulgação científica, análises demográficas, projetos de pesquisa e outros assuntos do programa de pós-graduação em demografia da UFRN. Siga e fique por dentro.

ABEP (8) Aluno Especial (3) Capes (3) CNPq (3) Covid-19 (18) demografia (176) desigualdade de gênero (3) divulgação científica (84) doutorado (3) editorial (14) Egressos do PPGDem (3) envelhecimento (3) extensão universitária (4) fecundidade (4) Feminicidio (4) mercado de trabalho (4) migração (8) mortalidade (4) natalidade (4) ONAS (18) ONAS-Covid19 (14) podcast (64) população (55) população e meio ambiente (3) PPGDem (160) Processo Seletivo (10) Produtividade em Pesquisa (3) pós-graduação (3) QD (4) quartas demográficas (5) rasgai (6) rasgaí (61) semiárido (4) Suicídio (3) sustentabilidade (3) trabalho doméstico (4) ufrn (6) urbanização (3) violência (3) violência contra a mulher (3)