PPGDem Recebe Pesquisadora Internacional para Curso sobre a Relação entre Antropologia e Demografia

O Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe, na semana de 20 a 24 de outubro de 2025, a pesquisadora Luminita-Anda Mandache para ministrar o curso “Métodos de Pesquisa Qualitativa e Conceitos Antropológicos para Demografia Social”. Luminita Mandache é pesquisadora na Universidade de Salsburgo. Antropóloga com foco em estudos que aproximam a demografia das análises sociais e políticas no Brasil e, particularmente, na região Nordeste. A iniciativa visa aprofundar a compreensão dos fenômenos populacionais a partir de uma perspectiva que integra variáveis sociais, culturais e econômicas, oferecendo novas ferramentas de análise para os desafios demográficos contemporâneos.

A demografia antropológica, foco do curso, diferencia-se da demografia formal por sua abordagem holística e pelo uso de metodologias qualitativas. Enquanto os estudos demográficos tradicionais se concentram em dados quantitativos para analisar tendências de fecundidade, mortalidade e migração; assim, utiliza-se da etnografia e análises micro para entender as dinâmicas populacionais. O curso explora temas como gênero, economia política e sistemas de valores para contextualizar as decisões e comportamentos que moldam as populações.

A programação está estruturada para cobrir desde a teoria até a aplicação prática dos conceitos. A primeira aula, em 20 de outubro, será uma “Introdução à Demografia Antropológica”. Nos dias seguintes, o foco será nos métodos e, ainda, abordarão a saúde e as ansiedades reprodutivas, tanto sob a ótica do Estado quanto das experiências individuais das mulheres. Temas como envelhecimento e segurança social na velhice também serão abordados no curso que tem como público-alvo os mestrandos e doutorandos do PPGDem.

Como resultado do curso, os alunos desenvolverão uma atividade de pesquisa e um plano de estudo qualitativo sobre temas relevantes para o cenário brasileiro, como gravidez na adolescência, envelhecimento populacional e o declínio das taxas de fecundidade. A integração de novas abordagens metodológicas é fundamental para a evolução do estudo das populações. Ao compreender os complexos fatores que influenciam as decisões individuais e coletivas, a demografia social pode oferecer diagnósticos mais precisos e subsidiar políticas públicas mais eficazes. Como por exemplo, as nuances culturais e sociais do Brasil influenciam as grandes tendências demográficas que observamos hoje.

Deixe um comentário

Siga nossas redes

PPGDem

Este é o blog da Demografia UFRN. Aqui temos divulgação científica, análises demográficas, projetos de pesquisa e outros assuntos do programa de pós-graduação em demografia da UFRN. Siga e fique por dentro.

ABEP (8) Aluno Especial (3) Capes (3) CNPq (3) Covid-19 (18) demografia (176) desigualdade de gênero (3) divulgação científica (84) doutorado (3) editorial (14) Egressos do PPGDem (3) envelhecimento (3) extensão universitária (4) fecundidade (4) Feminicidio (4) mercado de trabalho (4) migração (8) mortalidade (4) natalidade (4) ONAS (18) ONAS-Covid19 (14) podcast (64) população (55) população e meio ambiente (3) PPGDem (160) Processo Seletivo (10) Produtividade em Pesquisa (3) pós-graduação (3) QD (4) quartas demográficas (5) rasgai (6) rasgaí (61) semiárido (4) Suicídio (3) sustentabilidade (3) trabalho doméstico (4) ufrn (6) urbanização (3) violência (3) violência contra a mulher (3)