O Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe, na semana de 20 a 24 de outubro de 2025, a pesquisadora Luminita-Anda Mandache para ministrar o curso “Métodos de Pesquisa Qualitativa e Conceitos Antropológicos para Demografia Social”. Luminita Mandache é pesquisadora na Universidade de Salsburgo. Antropóloga com foco em estudos que aproximam a demografia das análises sociais e políticas no Brasil e, particularmente, na região Nordeste. A iniciativa visa aprofundar a compreensão dos fenômenos populacionais a partir de uma perspectiva que integra variáveis sociais, culturais e econômicas, oferecendo novas ferramentas de análise para os desafios demográficos contemporâneos.

A demografia antropológica, foco do curso, diferencia-se da demografia formal por sua abordagem holística e pelo uso de metodologias qualitativas. Enquanto os estudos demográficos tradicionais se concentram em dados quantitativos para analisar tendências de fecundidade, mortalidade e migração; assim, utiliza-se da etnografia e análises micro para entender as dinâmicas populacionais. O curso explora temas como gênero, economia política e sistemas de valores para contextualizar as decisões e comportamentos que moldam as populações.
A programação está estruturada para cobrir desde a teoria até a aplicação prática dos conceitos. A primeira aula, em 20 de outubro, será uma “Introdução à Demografia Antropológica”. Nos dias seguintes, o foco será nos métodos e, ainda, abordarão a saúde e as ansiedades reprodutivas, tanto sob a ótica do Estado quanto das experiências individuais das mulheres. Temas como envelhecimento e segurança social na velhice também serão abordados no curso que tem como público-alvo os mestrandos e doutorandos do PPGDem.
Como resultado do curso, os alunos desenvolverão uma atividade de pesquisa e um plano de estudo qualitativo sobre temas relevantes para o cenário brasileiro, como gravidez na adolescência, envelhecimento populacional e o declínio das taxas de fecundidade. A integração de novas abordagens metodológicas é fundamental para a evolução do estudo das populações. Ao compreender os complexos fatores que influenciam as decisões individuais e coletivas, a demografia social pode oferecer diagnósticos mais precisos e subsidiar políticas públicas mais eficazes. Como por exemplo, as nuances culturais e sociais do Brasil influenciam as grandes tendências demográficas que observamos hoje.







Deixe um comentário