O processo de envelhecimento populacional, as mudanças no perfil das famílias e a dinâmica demográfica demandam novos olhares sobre esse mercado de trabalho que sempre foi invisibilizado nos debates públicos. Cuidar sempre foi naturalizado como uma atribuição feminina dentro do contexto dos domicílios e as mudanças sociodemográficas pressionam para novas perspectivas para suprir as lacunas desse cuidado. Embora o país tenha aprovado um plano nacional para uma política nacional de cuidados, o debate ainda não chegou da forma como precisa para a sociedade.

O episódio 5 da 4a temporada do Rasgaí contou com a convidada Maria de Fátima Lage Guerra, doutora em demografia e pesquisadora do DIEESE, para falar sobre o trabalho doméstico remunerado e a discussão sobre as políticas de cuidados no Brasil. O debate não é novo, mas agora ganha novos contornos na medida em que uma política nacional passa a ser cada vez mais relevante para o futuro da própria capacidade de manter e aumentar a produtividade numa sociedade envelhecida.

Deixe um comentário

Siga nossas redes

PPGDem

Este é o blog da Demografia UFRN. Aqui temos divulgação científica, análises demográficas, projetos de pesquisa e outros assuntos do programa de pós-graduação em demografia da UFRN. Siga e fique por dentro.

ABEP (8) Aluno Especial (3) Capes (3) CNPq (3) Covid-19 (18) demografia (179) desigualdade de gênero (3) divulgação científica (85) doutorado (3) editorial (14) Egressos do PPGDem (3) envelhecimento (3) extensão universitária (4) fecundidade (4) Feminicidio (4) mercado de trabalho (4) migração (8) mortalidade (4) natalidade (4) ONAS (18) ONAS-Covid19 (14) podcast (64) população (57) população e meio ambiente (3) PPGDem (163) Processo Seletivo (10) Produtividade em Pesquisa (3) pós-graduação (3) QD (4) quartas demográficas (5) rasgai (6) rasgaí (61) semiárido (5) Suicídio (3) sustentabilidade (3) trabalho doméstico (4) ufrn (6) urbanização (3) violência (3) violência contra a mulher (3)