A próxima edição das Quartas Demográficas ocorrerá no dia 07/05, às 14h30, no Anfiteatro B do CCET com o tema “Menos é mais? Desafios para a produção intelectual num contexto pós-Qualis”. Com a presença do docente do PPGDem e coordenador da área de Planejamento Urbano e Regional / Demografia na Capes, Ricardo Ojima, a QD83 pretende discutir as mudanças no procedimento de análise da produção intelectual no contexto da Avaliação Quadrienal da Capes dando principal atenção aos desafios no processo de orientação e formação dos discentes acerca da importância da qualidade das pesquisas e dos respectivos artigos para a pós-graduação.

Desde 2024, a Capes já anunciou a mudança na sistemática de avaliação de artigos que virá a substituir o Qualis Periódicos dentro do contexto da Avaliação de Permanência dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. O Qualis, como é popularmente conhecido, já estava internalizado na cultura acadêmica e, embora tivesse como objetivo único a avaliação retrospectiva da produção intelectual dos programas de pós-graduação, orientou a formação de pesquisadores ao longo desse período.
De certa forma, muitos jovens pesquisadores se orientavam quase que exclusivamente pela classificação do periódico no Qualis para selecionar onde publicar seus artigos e, num contexto sem Qualis, será necessário discutir como serão as novas orientações. Cada área de avaliação na Capes adotará uma sistemática diferente para avaliar a produção intelectual da pós-graduação, mas todas adotarão princípios orientadores comuns definidos pela Capes. Um dos aspectos importantes é a centralidade na avaliação dos artigos diretamente e não mais os periódicos onde estes são publicados.







Deixe um comentário