Roda de conversa ocorreu no dia 19/11 | Foto: acervo PPGDem

A semana do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN foi marcada por um conjunto de atividades ao longo dos dias 18 a 20 de Novembro que enfatizaram as políticas públicas e interseccionalidades no debate sobre raça/cor, etnia e desigualdades sociais no Brasil. A semana iniciou com uma roda de conversa organizada pelos doutorando e mestrandos do PPGDem com apoio da coordenação, foram cinco temáticas diferentes que contaram com a mediação da coordenadora do PPGDem, Luciana Lima e do convidado Richarlls Martins, presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD). Cada discente apresentou a partir de um olhar demográfico a sobreposição de diversas desigualdades que impactam de forma importante as demandas de políticas públicas.

Na sequencia, no dia 19 de novembro, ocorreu a aula aberta com Richalls Martins dentro da disciplina optativa POP4116 (População e Gênero). A aula tratou do histórico das Conferências Internacionais sobre População e Desenvolvimento e como essa trajetória tratou as desigualdades étnico-raciais e a sua sobreposição com as desigualdades de gênero. O convidado para a aula, organizada pelas docentes Luana Myrrha e Karina Meira, atualmente ocupa a presidência da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD). A CNPD tem o papel de orientar o governo em temas ligados à população e desenvolvimento, preparar relatórios a serem apresentados pelo Brasil em foros internacionais, realizar pesquisas, entre outras. Conta com representação paritária do governo e sociedade civil.

Presidente da CNPD com docentes e discentes participantes da aula aberta | Foto: Acervo PPGDem

A CNPD foi criada nos anos 90, mas foi extinta em 2019. Após alguns anos, foi reativada a partir do Decreto 11.966 de 27 de março de 2024 e conta com 20 representantes do governo e mais 20 representantes da sociedade civil, sob a presidência de Richarlls Martins. Nosso convidado é psicólogo, doutor em Saúde Coletiva pela Fiocruz e mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela UFRJ. Além disso, é coordenador-geral da Rede Brasileira de População e Desenvolvimento (Rebrapd) que, ao longo dos anos em que a CNPD esteve inativa, fomentou e manteve vivo o debate sobre o tema junto às organizações da sociedade civil organizada.

Por fim, a coordenadora do PPGDem, professora Luciana Lima, participou da edição do Jornal da Mix FM em Natal, neste dia 20 de novembro para falar sobre o tema do racismo, interseccionalidades e das desigualdades sociais. Dentre as discussões, Luciana esclareceu como os debates sobre racismo são importantes para repensar as desigualdades existentes no país. O jornal está disponível no nosso canal do Youtube e pode ser assistido na íntegra.

Deixe um comentário

Siga nossas redes

PPGDem

Este é o blog da Demografia UFRN. Aqui temos divulgação científica, análises demográficas, projetos de pesquisa e outros assuntos do programa de pós-graduação em demografia da UFRN. Siga e fique por dentro.

ABEP (8) Aluno Especial (3) Capes (3) CNPq (3) Covid-19 (18) demografia (176) desigualdade de gênero (3) divulgação científica (84) doutorado (3) editorial (14) Egressos do PPGDem (3) envelhecimento (3) extensão universitária (4) fecundidade (4) Feminicidio (4) mercado de trabalho (4) migração (8) mortalidade (4) natalidade (4) ONAS (18) ONAS-Covid19 (14) podcast (64) população (55) população e meio ambiente (3) PPGDem (160) Processo Seletivo (10) Produtividade em Pesquisa (3) pós-graduação (3) QD (4) quartas demográficas (5) rasgai (6) rasgaí (61) semiárido (4) Suicídio (3) sustentabilidade (3) trabalho doméstico (4) ufrn (6) urbanização (3) violência (3) violência contra a mulher (3)