
A semana do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN foi marcada por um conjunto de atividades ao longo dos dias 18 a 20 de Novembro que enfatizaram as políticas públicas e interseccionalidades no debate sobre raça/cor, etnia e desigualdades sociais no Brasil. A semana iniciou com uma roda de conversa organizada pelos doutorando e mestrandos do PPGDem com apoio da coordenação, foram cinco temáticas diferentes que contaram com a mediação da coordenadora do PPGDem, Luciana Lima e do convidado Richarlls Martins, presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD). Cada discente apresentou a partir de um olhar demográfico a sobreposição de diversas desigualdades que impactam de forma importante as demandas de políticas públicas.
Na sequencia, no dia 19 de novembro, ocorreu a aula aberta com Richalls Martins dentro da disciplina optativa POP4116 (População e Gênero). A aula tratou do histórico das Conferências Internacionais sobre População e Desenvolvimento e como essa trajetória tratou as desigualdades étnico-raciais e a sua sobreposição com as desigualdades de gênero. O convidado para a aula, organizada pelas docentes Luana Myrrha e Karina Meira, atualmente ocupa a presidência da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD). A CNPD tem o papel de orientar o governo em temas ligados à população e desenvolvimento, preparar relatórios a serem apresentados pelo Brasil em foros internacionais, realizar pesquisas, entre outras. Conta com representação paritária do governo e sociedade civil.

A CNPD foi criada nos anos 90, mas foi extinta em 2019. Após alguns anos, foi reativada a partir do Decreto 11.966 de 27 de março de 2024 e conta com 20 representantes do governo e mais 20 representantes da sociedade civil, sob a presidência de Richarlls Martins. Nosso convidado é psicólogo, doutor em Saúde Coletiva pela Fiocruz e mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela UFRJ. Além disso, é coordenador-geral da Rede Brasileira de População e Desenvolvimento (Rebrapd) que, ao longo dos anos em que a CNPD esteve inativa, fomentou e manteve vivo o debate sobre o tema junto às organizações da sociedade civil organizada.
Por fim, a coordenadora do PPGDem, professora Luciana Lima, participou da edição do Jornal da Mix FM em Natal, neste dia 20 de novembro para falar sobre o tema do racismo, interseccionalidades e das desigualdades sociais. Dentre as discussões, Luciana esclareceu como os debates sobre racismo são importantes para repensar as desigualdades existentes no país. O jornal está disponível no nosso canal do Youtube e pode ser assistido na íntegra.







Deixe um comentário