Nesta quarta-feira, dia 02 de outubro, ocorreu a 78a edição do ciclo de seminários do Programa de Pós-Graduação em Demografia, o Quartas Demográficas. Regularmente, desde 2015, o ciclo de eventos tem como objetivo trazer discussões interdisciplinares de temas de interesse ao campo de estudos de população e demografia. O tema desta semana foi trazido pelos docentes do Cedeplar/UFMG, Alisson Barbieri e Reinaldo Santos, para discutir abordagens teóricas e metodológicas sobre os estudos da relação entre população e meio ambiente com um enfoque particular sobre emergência climática.

A partir de um conjunto de pesquisas e reflexões teóricas, os convidados trouxeram exemplos de como o campo da demografia pode contribuir com as perspectivas de enfrentamento dos desafios climáticos mais recentes. Para Alisson Barbieri, a demografia tem uma vantagem comparativa em relação à outros campos do conhecimento, pois tem como princípio uma abordagem interdisciplinar, multiescalar e muldimensional dos problemas sociais. “Todo demógrafo é interdisciplinar por natureza, está na trajetória formativa. E essa característica traz possibilidades importantes para o enfrentamento dos desafios ambientais contemporâneos”, destacou Barbieri.

Reinaldo Santos destacou as contribuições da demografia em se entender as questões territoriais e regionais. Para ele, as populações humanas sempre buscaram constante processos de transformação do espaço para permitir condições de sobrevivência, entretanto, tais modificações passaram de um ponto em que elas mesmas se tornam gatilhos para a criação de lugares de conflitos e desafios para a própria sobrevivência. Do ponto de vista conceitual, ressaltaram os palestrantes convidados, é impossível não incorporar as questões climáticas e a emergência climática de forma transversal em todos os estudos que analisam as dinâmicas populacionais.

Professor Jarvis Campos, coordenador do Ladesp – Foto: Mariana Andreotti

Além da discussão trazida pelos convidados, a 78a edição da QD também formalizou a criação do Laboratório de Demografia Espacial (Ladesp), vinculado ao PPGDem. Coordenador pelo docente Jarvis Campos, trata-se de um espaço de diálogo para a reflexão teórica e epistemológica do papel do espaço enquanto dimensão analítica fundamental para diversas perspectivas de análise populacional. O Ladesp nasce a partir de um conjunto de estudos e projetos que já estão em desenvolvimento no PPGDem e envolvem docentes e discentes do próprio programa, mas também de outros centros da UFRN e de outras instituições do país.

Deixe um comentário

Siga nossas redes

PPGDem

Este é o blog da Demografia UFRN. Aqui temos divulgação científica, análises demográficas, projetos de pesquisa e outros assuntos do programa de pós-graduação em demografia da UFRN. Siga e fique por dentro.

ABEP (8) Aluno Especial (3) Capes (3) CNPq (3) Covid-19 (18) demografia (179) desigualdade de gênero (3) divulgação científica (85) doutorado (3) editorial (14) Egressos do PPGDem (3) envelhecimento (3) extensão universitária (4) fecundidade (4) Feminicidio (4) mercado de trabalho (4) migração (8) mortalidade (4) natalidade (4) ONAS (18) ONAS-Covid19 (14) podcast (64) população (57) população e meio ambiente (3) PPGDem (163) Processo Seletivo (10) Produtividade em Pesquisa (3) pós-graduação (3) QD (4) quartas demográficas (5) rasgai (6) rasgaí (61) semiárido (5) Suicídio (3) sustentabilidade (3) trabalho doméstico (4) ufrn (6) urbanização (3) violência (3) violência contra a mulher (3)