Texto original por Paiva Rebouças de Agecom/UFRN
A pesquisadora Luciana Lima, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem/UFRN), assumiu, na noite desta quarta-feira, 25, a presidência da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep). A posse ocorreu em Brasília, durante reunião da entidade realizada no terceiro dia do 23º Encontro Nacional de Pesquisadores da área. Luciana, que ocupava a vice-presidência, é a segunda demógrafa da UFRN a liderar a Abep, sucedendo o professor Ricardo Ojima, atual diretor do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA/UFRN), que deixou o cargo em 2020.
Em seu discurso, Luciana destacou a importância da participação feminina e da diversidade na Associação. “Iniciei na diretoria da Abep na gestão 2021-2022 como secretária-geral, durante a pandemia de covid-19. Na gestão 2023-2024, continuei contribuindo como vice-presidente em uma diretoria composta exclusivamente por mulheres, pela primeira vez na história da associação. Com a experiência acumulada nas gestões anteriores, propus à comunidade demográfica uma diretoria também formada por mulheres, contando pela primeira vez com uma mulher preta e de origem periférica na presidência”, afirmou.

Segundo Luciana, a Abep está comprometida em enfrentar desafios e expandir sua atuação no campo da demografia, com foco no fortalecimento da pós-graduação e na aproximação das pesquisas com a sociedade. “A reativação da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD) em 2023 e o sucesso do Programa Abep.Capacita, criado em 2022, são passos importantes para ampliar a visibilidade da demografia e influenciar políticas públicas. Com o avanço da crise climática e da revolução digital, a associação busca abrir novas agendas de pesquisa para responder às questões contemporâneas cruciais”, acrescentou.
Luciana também reforçou que a Abep está modernizando sua gestão interna, com maior transparência e eficiência, em preparação para celebrar seu aniversário de 50 anos em 2026. No campo financeiro, a nova presidente destacou a preocupação com a gestão sustentável dos imóveis da associação e a ampliação das fontes de financiamento da Revista Brasileira de Estudos Populacionais (Rebep), garantindo a continuidade das atividades científicas e acadêmicas da entidade.

A presença de uma pesquisadora da UFRN na presidência da Abep não apenas dá visibilidade ao PPGDem junto à comunidade demográfica e aos parceiros institucionais, mas também coloca a Universidade em uma posição central no campo dos estudos populacionais, o que beneficia o ensino e a pesquisa de pós-graduação. Além de Luciana, a professora Roberta Peres, da Universidade Federal do ABC (UFABC), foi eleita vice-presidente. O demógrafo Victor Hugo, professor do PPGDem, também foi anunciado como integrante do conselho fiscal da Abep.






Deixe um comentário