O Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem/UFRN), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET/UFRN), iniciou esta semana uma série de oficinas formativas com a finalidade de orientar os discentes sobre questões do dia-a-dia da carreira acadêmica. “O objetivo é criar um espaço de troca de experiências entre professores e alunos do programa no sentido de sanar dúvidas que temos no início e durante a trajetória acadêmica, mas que às vezes temos vergonha de perguntar ou quase nunca são explicadas dentro das estruturas formais”, comenta o professor Ricardo Ojima, que ministrou a primeira oficina nesta terça-feira, 20, no Auditório do CCET.

O “5 Pontos”, nome da projeto, teve como tema da sua primeira edição os eventos científicos. Mais do que discutir conteúdos dos eventos, o objetivo da oficina foi tratar de tópicos mais pragmáticos e operacionais. Assim, o professor Ojima apresentou um compilado de pontos que passaram desde o formato de apresentação (oral ou poster), como preparar as apresentações, quanto tempo temos para apresentar os trabalhos, enfim, assuntos diversos e dúvidas que foram trazidas pelos discentes ao longo da conversa.
Dúvidas recorrentes e necessidade de informações da parte dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem/UFRN) foram alguns dos motivos para a criação do projeto. “Ao longo das nossas trajetórias acadêmicas, por não termos experiência com alguns caminhos, passamos momentos às vezes traumáticos e que nos marcam de forma muito negativa. Teria sido muito mais fácil se alguém tivesse nos explicado o que estava nos esperando. É isso que o 5 Pontos espera fazer: falar sobre coisas que não estão nas ementas”, relatou o professor. As datas das próximas edições do “5 Pontos” serão sempre compartilhadas nas redes sociais do PPGDem.
Texto original por Adryelle Vasconcelos de CCET/UFRN editado por PPGDem







Deixe um comentário