Na última semana, 27 de junho, ocorreu a primeira edição presencial do Programa ABEP.CAPACITA, organizada pela Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) em parceria com Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O quarto módulo do Programa de Capacitação intitulou-se “Qual Brasil voltou? Debatendo os resultados do Censo Demográfico de 2022 – Indígenas e Quilombolas nos censos demográficos” e contou com as pesquisadoras do GT Demografia dos Povos Indígenas do Brasil da ABEP, Rosa Colman (UFGD) e Marta Antunes (IBGE) como ministrantes.

Na mesa de abertura estiveram presentes os docentes do PPGDem Luciana Lima e Wilson Fusco. Luciana é coordenadora do PPGDem e também vice-presidente da ABEP e Wilson é pesquisador da Fundaj e diretor de pesquisas sociais da instituição. Além deles, participaram da mesa de abertura a presidenta da FUNDAJ, profa Márcia Angela da Silva Aguiar, a coordenadora-geral do Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (FUNDAJ/Cecim), profa Darcilene Gomes e a Superintendência Estadual do IBGE em Pernambuco, representada pelo pesquisador Gliner Dias Alencar.
O programa de capacitação é uma iniciativa da ABEP e conta com a participação dos seus associados, pesquisadores na área de estudos populacionais de diversas instituições do país. A proposta que as ferramentas e informações de dados públicos, especialmente aqueles ligados ao IBGE, sejam utilizados e aplicados às políticas públicas de modo mais amplo pela sociedade. Na ocasião da mesa de abertura, todos ressaltaram que essa iniciativa é de extrema importância e ampliam as parcerias interinstitucionais para difusão do conhecimento.







Deixe um comentário