Neste dia 4 de março, o Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da UFRN recepcionou os discentes aprovados para o ingresso nas turmas de mestrado e doutorado do ano de 2024. Com a presença dos docentes e discentes de turmas anteriores, a turma recém-chegada foi apresentada à infraestrutura, regulamentos e pessoal. Trata-se de um momento importante para ter uma visão abrangente e um pouco mais clara sobre os processos e estruturas que os discentes conviverão ao longos dos próximos anos. Além disso, serve como um momento de acolhimento e de aproximação pessoal, fundamental para o bom desenvolvimento das pesquisas e estudos.

Na apresentação, a coordenadora do PPGDem, profa Luciana Lima destacou que é preciso ter ciência dos desafios que são esperados para a formação no nível de pós-graduação, mas que além disso, também é fundamental que essa trajetória seja feita de modo colaborativo, pois não se produz ciência sem um bom trabalho em equipe e sinergia entre os envolvidos. A diversidade de origens formativas e regionais dos discentes ingressantes deve ser utilizada como ferramenta de aprendizado coletivo e, portanto, deve-se estar atento aos colegas para que a trajetória seja tão suave quando seja possível.

O ano de 2024, marca o ingresso da 14a turma de mestrado e a 6a turma de doutorado do PPGDem. Já são quase 100 teses e dissertações concluídas neste que é o único programa de pós-graduação da área na região Nordeste. Desde 2011, quando ingressou a primeira turma de mestrado, o PPGDem já avançou em diversas áreas de pesquisa e pode ser considerado um programa de pós-graduação consolidado, pois mesmo com pouco tempo desde a sua criação, já atingiu a nota 5 na avaliação quadrienal da CAPES. Mais da metade do corpo docente possui bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq e os egressos ocupam posições de destaque em suas atuações profissionais.






Deixe um comentário