
Ontem (01/06) ocorreu a reunião inaugural da equipe de pesquisa do projeto “City Cash Transfer – Evaluation of Urban Sustainability in Municipal Cash Transfer Programs using Digital Local Currency“. Trata-se de uma parceria entre a Universidade de Glasgow (Escócia), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para investigar casos inovadores de moedas locais em municípios brasileiros a partir de uma perspectiva multidimensional e interdisciplinar. Aprovado no edital GCID Small Grants Fund, da Universidade de Glasgow, o projeto focará primeiramente na região do município de Maricá (RJ) para desenvolver metodologia inovadora de avaliação do fluxo de moedas digitais locais no território urbano, e os efeitos/impactos sobre o clima, saúde, na dinâmica demográfica e socioambiental desses municípios.

Representando o Programa de Pós-Graduação em Demografia participaram da reunião os docentes Járvis Campos, Jordana Cristina de Jesus, Marcos Roberto Gonzaga; e pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo, o docente Mozart Fazito. A coordenação do projeto é dos pesquisadores Eduardo H. Diniz (FGV) e João Porto de Albuquerque (Diretor do Urban Big Data Centre – UBDC/Glasgow University). As ações iniciais visam preparar uma agenda de workshops ainda em 2023 para fomentar e articular a captação de recursos de pesquisa em editais internacionais e proporcionar maior extensão do escopo da pesquisa.
Coordenador das atividades da equipe do PPGDem, o docente Jarvis Campos ressaltou a importância da contribuição da demografia para as análises do projeto. Sendo uma área de interface interdisciplinar, as técnicas e ferramentas de análise demográfica podem contribuir de forma integradora a inúmeras perspectivas das ciências sociais aplicadas. As pesquisas em andamento no Programa de Pós-Graduação em Demografia na UFRN já abordam diversas temáticas transversais que tem grande potencial de colaboração com todas as frentes de pesquisa previstas para essa nova colaboração internacional que se inicia formalmente hoje.







Deixe um comentário