O Episódio #06 do Rasgaí conversou com Victor Hugo Diógenes, doutorando do PPGDem e professor da UFPB, sobre um artigo que ele publicou no volume 54 (2020) da revista Meio Ambiente e Desenvolvimento. O artigo apresenta os principais resultados da dissertação de mestrado em demografia defendida em 2015 pelo Victor e discute como a mudança da estrutura etária da população brasileira derivada da redução do ritmo de nascimentos pode apresentar impactos no consumo de energia elétrica do país. Para atingir seus resultados, o Victor analisou como mudou o perfil de consumo de energia elétrica nos domicílios brasileiros e como mudou o perfil da composição das pessoas nos domicílios. Com a queda na natalidade, os lares brasileiros têm uma média de moradores cada vez menor, fazendo com que o gasto de energia elétrica per capita seja maior, pois menos pessoas por domicílio usam a mesma quantidade de bens duráveis como geladeira, televisores, máquina de lavar, etc. Ou seja, o mesmo número de eletrodomésticos atende a um número menor de pessoas por domicílio.

Essa mudança dos arranjos domiciliares está relacionado ao processo de envelhecimento da população brasileira. Menos nascimentos fazem com que a população seja proporcionalmente mais idosa e, portanto, os domicílios também “envelhecem”. Simulando o mesmo padrão de consumo por idade do domicílio dos dias recentes, Victor mostra que se a população fosse mais jovem ela teria um consumo de energia elétrica mais baixo devido ao perfil de consumo energético aumentar conforme a idade e porque, nesse caso, os domicílios teriam também mais gente morando junto. 

O artigo “Análise do impacto da transição da estrutura etária no consumo de energia elétrica domiciliar do Brasil” pode ser acessado clicando aqui.

O Rasgaí está disponível nas plataformas de streaming e pode ser acessado gratuitamente. Clique no link da plataforma de sua preferência abaixo e siga o Rasgaí para receber notificações de novos episódios.

Spotify | Deezer | Anchor | iTunes | Breaker | RadioPublic | Podcast Addict | TuneIn | Google Podcasts | Pocket Casts | Cast Box | Podbean | Amazon Music | Podchaser

Quem é o convidado:

Victor Hugo Dias Diógenes é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduado em Ciências Atuariais (UFRN), mestre em demografia (UFRN) e doutorando em demografia (UFRN).

Deixe um comentário

Siga nossas redes

PPGDem

Este é o blog da Demografia UFRN. Aqui temos divulgação científica, análises demográficas, projetos de pesquisa e outros assuntos do programa de pós-graduação em demografia da UFRN. Siga e fique por dentro.

ABEP (8) Aluno Especial (3) Capes (3) CNPq (3) Covid-19 (18) demografia (176) desigualdade de gênero (3) divulgação científica (84) doutorado (3) editorial (14) Egressos do PPGDem (3) envelhecimento (3) extensão universitária (4) fecundidade (4) Feminicidio (4) mercado de trabalho (4) migração (8) mortalidade (4) natalidade (4) ONAS (18) ONAS-Covid19 (14) podcast (64) população (55) população e meio ambiente (3) PPGDem (160) Processo Seletivo (10) Produtividade em Pesquisa (3) pós-graduação (3) QD (4) quartas demográficas (5) rasgai (6) rasgaí (61) semiárido (4) Suicídio (3) sustentabilidade (3) trabalho doméstico (4) ufrn (6) urbanização (3) violência (3) violência contra a mulher (3)