Uma Banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada conforme as informações abaixo:

DISCENTE: PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA DE FREITAS
DATA: 07/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA VIA GERÊNCIA DE REDES CCET/UFRN – Para assisitr a banca, acesse este link do formulário de inscrição.


TÍTULO: Violência no município de Natal/RN: uma abordagem espacial sobre as mortes violentas e a relação com as características sociodemográficas e do espaço intraurbano, na década de 2010


RESUMO:

A violência é um mecanismo material que sempre esteve presente na sociedade humana, manifestando-se predominantemente no espaço urbano. No que concerne ao Brasil, desde a década de 1980 os homicídios configuram-se como a segunda principal causa de óbitos nos grupos populacionais na faixa etária de 15 a 39 anos, principalmente entre o sexo masculino. Com o intuito de explicar esse fenômeno tão presente no cotidiano dos grandes centros urbanos, teorias socioeconômicas apontam fatores como pobreza, desigualdade de renda e ausência do Estado, sendo cruciais para a sua expansão. Já as discussões geográficas sobre a temática condicionam às formações de territórios delimitados por/para relações de poder como fundamentais para sua consolidação. A demografia, por sua vez, traz em sua contribuição os efeitos da transição demográfica: os efeitos do envelhecimento populacional e, consequentemente, da redução da população relativamente jovem, para a diminuição da criminalidade. No entanto, poucos trabalhos no campo de estudo da população discutem a temática a partir da utilização de informações desagregadas espacialmente, no nível das coordenadas geográficas, para análises no espaço intraurbano. Diante da problemática levantada, considerando o aumento das mortes violentas na última década, este projeto tem a seguinte pergunta: como se dá a distribuição dos homicídios no espaço intraurbano de Natal? Qual o padrão e as características da violência, levando-se em consideração a heterogeneidade do espaço urbano em relação às características sociodemográficas da população e à oferta e infraestrutura de serviços? Para responder à pergunta serão utilizadas técnicas de análise espacial para realizar um diagnóstico sobre o comportamento da violência no espaço intraurbano do município de Natal, nos últimos anos, com foco na análise da relação entre a distribuição das ocorrências de mortes violentas e as características sociodemográficas da população – tais como raça, sexo, idade, escolaridade e renda (dentre outras) – e a sua conexão com a infraestrutura dos espaços urbanos, tais como a existência de iluminação pública, via pavimentada, saneamento básico, praças e escolas (e outros equipamentos públicos). Espera-se que tal abordagem permita compreender melhor o fenômeno da violência numa metrópole como Natal, sua distribuição no espaço intraurbano, e a relação dessa distribuição com características sociodemográficas e de infraestrutura de equipamentos urbanos, contribuindo para a discussão da temática da violência urbana e da segregação socioespacial.


PALAVRAS-CHAVE:

Violência Urbana; Análise Espacial ; População


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Demografia

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição – WAGNER BARBOSA BATELLA – UFJF
Externo ao Programa – 1014897 – CLAUDIO ROBERTO DE JESUS
Presidente – 1422122 – JÁRVIS CAMPOS
Interno – 1880578 – RICARDO OJIMA

Deixe um comentário

Siga nossas redes

PPGDem

Este é o blog da Demografia UFRN. Aqui temos divulgação científica, análises demográficas, projetos de pesquisa e outros assuntos do programa de pós-graduação em demografia da UFRN. Siga e fique por dentro.

ABEP (8) Aluno Especial (3) Capes (3) CNPq (3) Covid-19 (18) demografia (176) desigualdade de gênero (3) divulgação científica (84) doutorado (3) editorial (14) Egressos do PPGDem (3) envelhecimento (3) extensão universitária (4) fecundidade (4) Feminicidio (4) mercado de trabalho (4) migração (8) mortalidade (4) natalidade (4) ONAS (18) ONAS-Covid19 (14) podcast (64) população (55) população e meio ambiente (3) PPGDem (160) Processo Seletivo (10) Produtividade em Pesquisa (3) pós-graduação (3) QD (4) quartas demográficas (5) rasgai (6) rasgaí (61) semiárido (4) Suicídio (3) sustentabilidade (3) trabalho doméstico (4) ufrn (6) urbanização (3) violência (3) violência contra a mulher (3)